Pelo menos 22 empresários da mídia ou parentes e sete jornalistas estão entre os mais de 8 mil brasileiros que mantinham contas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007. Na lista do HSBC, vazada por um ex-funcionário do banco, constam os nomes dos fundadores das Organizações Globo, Roberto Marinho, e da Bandeirantes, João Jorge Saad. Até o apresentador Ratinho tem seu nome na lista.
A apuração dos fatos foi conduzida pelo jornalista do UOL Fernando Rodrigues, que detém o controle no País sobre o material, e o jornal O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a apuração, Lyly de Carvalho, viúva de Roberto Marinho – dono da Globo falecido em 2003 – e de Horácio de Carvaho, antigo proprietário do Diário Carioca, tinha 750,2 mil dólares em uma conta no HSBC suíço. O nome de Lyly, afirma Rodrigues, surge nos documentos com o sobrenome de Horácio, seu primeiro marido, e o representante legal da conta é a Fundação Horácio de Carvalho Jr. A viúva de Marinho morreu em 2011.
O apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, conhecido popularmente como Ratinho e dono da Rede Massa (afiliada ao SBT no Paraná) tinha uma conta com sua mulher, Solange Martinez Massa, em 2006/2007. O saldo era de US$ 12,5 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com as reportagens do Uol e O Globo, quatro integrantes da família Saad, dona da Rede Bandeirantes, mantinham contas no país europeu. Além do fundador, estão na lista Maria Helena Saad Barros, Ricarco Saad e Silvia Saad Jafet. As contas também estavam zeradas no período.
Além de empresários, a lista traz nomes de jornalistas e de outras pessoas influentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Possuir uma conta na Suíça, um popular paraíso fiscal, não é crime, mas é obrigatório declarar o dinheiro à Receita para que a quantias sejam tributadas. Ao sonegar os valores, o cidadão comete crime de evasão de divisas e pode pegar de dois a seis anos de prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Globo e o Grupo Bandeirantes preferiram não comentar as reportagens.
Entenda o caso
O HSBC é o atual foco de um escândalo bancário iniciado com o vazamento de dados de 106 mil clientes de 203 países que mantinham contas na Suíça.
Autoridades de diversos países investigam supostas evidências de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro envolvendo correntistas.
Parte dos indícios apontaria ainda para uma “ajuda” dada por funcionários do banco para que clientes ricos evitassem pagar milhares de dólares em impostos.
* Além do jornal O Globo, participaram também da apuração da reportagem os jornalistas Fernando Rodrigues e Bruno Lupion (do UOL)
*Os nomes citados acima apenas apareceram na lista, sem comprovação de quaisquer irregularidades até o momento.
Com informações do jornal O Globo e da BBC Brasil.