Operadora VIVO passou a bloquear linhas de smartphones após uma nova lei do Governo Federal e Anatel entrar em vigor
E neste inicio de junho, a operadora Vivo começou a bloquear alguns chips telefônicos depois que uma nova lei do Governo Lula e a ANATEL passou a valer em todo território nacional.
Os smartphones atingidos são aqueles que são reconhecidos como roubados através de alertas de um novo aplicativo do Governo Federal chamado de Celular Seguro.
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Segundo o próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através do portal da ANATEL, essa medida busca evitar que os criminosos consigam instalar o chip da vítima em outros aparelhos para clonar o WhatsApp e aplicar golpes em familiares e demais contatos.
Esse bloqueio do chip também é importante para evitar o recebimento do SMS de confirmação, que é usado para acessar contas em bancos ou redes sociais.
Alerta acionado, celular protegido!
De acordo com o portal Tudo Celular, a Vivo completa o time de operadoras que estão bloqueando o chip após o alerta do Celular Seguro.
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Isso porque tanto a Claro como a TIM já fazem esse bloqueio há algum tempo.
Comentando o assunto, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou que a adesão da Vivo torna o Celular Seguro ainda mais confiável:
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“Com a integração da Vivo, corrigimos uma das principais falhas do Programa Celular Seguro, que ainda não contava com a operadora por incompatibilidade dos sistemas utilizados. A partir de agora, teremos mais adesões e os usuários contarão com uma ferramenta mais completa”
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Já o diretor de Relações Institucionais da Vivo, Tiago Machado, comentou que cerca de mais de 100 chips já foram bloqueados após alerta do Celular Seguro desde quando a adesão foi confirmada.
Vale mencionar que o programa Celular Seguro se prepara para implementar um protocolo de recuperação de aparelhos roubados, bem como já ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários.
Como funciona na prática o Celular Seguro?
De acordo com o portal Serasa, caso a vítima seja vítima de perda, roubo, furto e extravio do seu aparelho celular, ela deve se cadastrar no App e emitir ela mesma o alerta da ocorrência.
Nesse momento, a informação é repassada tanto para as operadoras de telefonia como as instituições financeiras e de forma simultânea e em um único chamado.
Isso poderá ser feito pelo computador ou outros dispositivos, tanto pela própria vítima quanto por pessoas de confiança que ela cadastrou previamente na ferramenta.
As chamadas “pessoas de confiança” são como contatos de emergência, que também podem emitir o alerta caso o titular não esteja disponível.
Essa possibilidade, no entanto, é opcional e as pessoas de contato não terão acesso aos dados do celular.
Após emitir o alerta, as empresas de telefonia farão o corte das linhas telefônicas e os bancos farão o bloqueio das contas bancárias.
Além dos bloqueios do chip, como mencionamos acima.
Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá de solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos.
O acesso ao app Celular Seguro é simples. Para fazer o cadastro do aparelho basta seguir este passo a passo:
- ● Faça download do app na Google Play (aparelhos Android) ou App Store (iPhone).
- ● Clique em “entrar no gov.br” com login e senha.
- ● Valide as informações e aceite os termos de uso do app.
- ● Clique em “registrar telefone”.
- ● Selecione “cadastrar telefone”.
- ● Preencha a operadora e o número (obrigatórios) e o número de série, pessoa de confiança e IMEI (opcionais).
- ● Confirme a operação.
É possível cadastrar mais de um número do celular, desde que esteja vinculado ao mesmo CPF.