MEIs estão com maior renda mensal que os trabalhadores de carteira assinada
Uma notícia do interesse de muitos provou o que pouca gente conseguia imaginar. De acordo com um estudo recente da FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), trabalhadores MEI ganham mais que os que são CLT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mesma pesquisa constatou que os microempreendedores possuem uma escolaridade mais elevada. Os dados do estudo foram colhidos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levando em consideração as informações de 5 milhões de pessoas inscritas na modalidade microempreendedor e que contribuem com o INSS.
De acordo com o levantamento, quem trabalha como MEI possui uma renda média de R$ 3.783 mensal, enquanto os trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estão um pouco mais abaixo, faturando apenas R$ 2.883 mensais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em tese, o estudo mostra que os MEIs possuem maior poder aquisitivo. Dessa forma, nota-se a importância dos microempreendedores individuais no mercado de trabalho do país.
Estudiosos apontam que o modelo que vem sendo a febre do momento não está incluindo os trabalhadores mais vulneráveis. A pesquisa apontou que somente 11,4% dos MEIs ganham menos do que um salário mínimo, número que dispara para 39,8% quando se trata de autônomos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando você compara o grupo por conta própria, você vê que eles têm um perfil muito diferente do perfil que tem MEI. Com isso, você acaba gerando uma distorção adicional. Você está encaminhando mais recursos públicos, via subsídio, para um público que em tese não estaria precisando.”, disse um pesquisador do FGV.
Ser MEI vale a pena?
O MEI funciona como um modelo simplificado de empresa para quem trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe, como artesão, cabeleireiro, pintor, vendedor de roupas, eletricista e outros.
As principais vantagens são: obtenção do CNPJ gratuitamente; tributação reduzida; declaração de faturamento simplificada; garantia de benefícios previdenciários; possibilidade de contratar um funcionário; empréstimos bancários direcionados; chances de fazer negócios B2B.