CONFIRA
Alerta: Você pode se aposentar AGORA; lista de doenças por invalidez foi atualizada
05/06/2023 às 20h31
A lista de doenças por invalidez foi atualizada hoje; Saiba mais
Nesta segunda-feira (05), o Governo Federal anunciou uma atualização na lista de doenças que podem te conceder uma aposentadoria por invalidez do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a aposentadoria por invalidez do INSS é um dos modelos de benefícios previdenciários mais famosos entre os segurados do serviço autônomo. Mas, também é um dos mais difíceis de se conseguir por conta do processo minucioso de solicitação e comprovação de direito.
A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir a aposentadoria por invalidez do INSS é se enquadrar na qualidade de segurado do instituto, que é uma condição onde o trabalhador realiza contribuições previdenciárias à autarquia de modo periódico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, as contribuições podem ser feitas por meio de descontos na folha de pagamento do trabalhador com carteira assinada, na Guia da Previdência Social para contribuintes individuais, autônomos e segurados especiais.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Mas, para ter o direito à aposentadoria por invalidez, o segurado precisa se enquadrar em algumas ‘regras’ a caráter de incapacidade total e permanente, que no caso, é aquela na qual o segurado não está em condições de retornar ao trabalho que exercia anteriormente, e também que não pode ser readaptado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, existe a dispensa do cumprimento do período de carência, que é quando o segurado é acometido por alguma moléstia grave, que está na lista elaborada pelo Ministério da Saúde, que no caso, são elas:
- AIDS
- Alienação mental
- Cardiopatia grave
- Cegueira
- Contaminação por radiação
- Doença de Paget
- Parkinson
- Esclerose múltipla
- Espondiloartrose anquilosante
- Fibrose cística
- Nefropatia grave
- Hepatopatia grave
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Tuberculose ativa
COMO PEDIR A APOSENTADORIA DO INSS?
Para quem se enquadra nessas questões, é preciso que o segurado apenas agende uma perícia médica pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’ ou na ‘Central de Atendimento 135’.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência: Jornal da Globo confirma fim decadente de time gigantesco da série A após anos
● Tudo sobre o 13° salário do INSS: Calendário de pagamentos, cálculo de parcelas e muito mais
● Aposentadoria antecipada do INSS é garantida a beneficiários em apenas 7 passos simples
Sendo assim, sairá um laudo pericial que é o documento primordial para comprovar a incapacidade do segurado e então, a concessão do benefício.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]