Você pode está pagando a mais para o INSS
Para se ter direito ao INSS após anos de trabalho, é importante contribuir ao longo do tempo que você atua como empregado. Assim, pessoas, com carteira assinada, já tem esses valores descontados. Já trabalhadores autônomos, pagam por fora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, conforme informações do Notícias Concursos, pode ocorrer do contribuinte pagar mais que o necessário e nessa hora, é importante saber como pedir restituição junto a Receita Federal. E nesse domingo (10), é de extrema importância você saber disso.
Primeiro, é importante saber que quem tem direito a serem ressarcidos por valores pagos à mais, são todos que contribuem com o RGPS (Regime Geral de Previdência Social). E nesse caso estão englobados:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Quando o trabalhador exerce mais de uma atividade remunerada, sendo que o salário em pelo menos uma delas é igual ou superior ao teto do INSS. Nesse caso, o trabalhador contribui duas vezes: uma para cada atividade. No entanto, apenas uma dessas contribuições será aproveitada, sendo que a outra pode ser restituída.
- Quando o trabalhador exerce uma atividade como empregado com salário igual ou superior ao teto do INSS e também contribui como contribuinte individual. Nesse caso, o trabalhador também contribui duas vezes, sendo que uma dessas contribuições pode ser restituída.
- Para solicitar a restituição de contribuições previdenciárias, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:
- Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) dos últimos cinco anos, com comprovante de pagamentos das contribuições previdenciárias.
- Documentos comprobatórios da renda, como contracheques, recibos de pagamento ou declaração de imposto de renda de terceiros.
- Documentos de identificação do trabalhador e do empregador.
QUAL O PRÓXIMO PAGAMENTO?
Os pagamentos dos beneficiários do INSS, referente ao mês de setembro, iniciaram na sexta, dia 25 de agosto e vão se estender até o dia 8 de setembro! As mudanças são positivas para os aposentados e pensionistas, por garantirem mais dinheiro no bolso! Veja mais informações a seguir.
Como mencionamos anteriormente, no dia 25 de agosto o INSS iniciou o calendário do mês de setembro para realizar o pagamento na folha de salário dos aposentados. Os primeiros a receber foram os beneficiários que recebem um salário mínimo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE