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Adeus: Volkswagen ACABA com carro tradicional depois quase 3 décadas e Fiat aproveita para aniquilar a rival

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Após a Volkswagen colocar fim em carro tradicional a Fiat aproveita para aniquilar rival (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

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Volkswagen colocou fim em um dos seus carros mais tradicionais e a Fiat agora aproveita para aniquilar rival

No ano de 2020 a Volkswagen, mais carinhosamente chamada de Volks, decidiu acabar com um dos seus carros mais tradicionais que acabou sendo substituído por um outro queridinho da marca.

Estamos falando do emblemático Gol, que durou praticamente três décadas, uma vez que foi lançado ainda na década de 80 e acabou saindo de linha no ano de 2022.

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De acordo com o portal Quatro Rodas, esse emblemático carro acabou sendo substituído pelo Polo Track em março de 2023.

Porém, a Fiat, possui um veículo em sua linha que bate de frente com o novo queridinho da Volkswagen, prometendo aniquilar a rival, reavivando assim uma rixa antiga entre as duas, o Fiat Argo Drive.

Guerra de Titãs

Como mencionamos acima, o  Volkswagen Polo Track estreou no primeiro semestre de 2023 justamente para substituir o Gol.

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Inclusive foi a única versão do Polo feita em Taubaté (SP), na fábrica que produzia Gol e Voyage até dezembro de 2022, e a mais básica.

Isso ajuda a entender o porque fica “pau a pau” com o Fiat Argo Drive, herdeiro direto do Palio e do Uno, que custava o mesmo que um Argo quando saiu de linha, no ano de 2021.

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Mas de acordo com o portal Quatro Rodas, os parâmetros do consumidor mudaram e com eles as preferências entre um e outro, fazendo com que a Fiat acabe saindo na frente em comparação ao Polo Track, mas ainda assim a “competição” fica acirrada.

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Comparativos

Segurança

O Polo Track tem 4 airbags e controles de estabilidade e tração de série, enquanto o Argo Drive só tem 2 airbags.

Tecnologia

Em contrapartida o Argo usa como distração a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay de série e um pacote opcional que ar digital e chave presencial junto com sensor de estacionamento, faróis de neblina, retrovisores e vidros traseiros elétricos.

Já o Polo só teria todos esses se fosse a versão Highline 1.0 turbo AT.

Design e som

Ainda de acordo com o portal Quatro Rodas, o Fiat Argo Drive se preocupa em não parecer um carro ordinário.

Afinal ele conta com maçanetas e capas dos retrovisores têm pintura, apliques prateados valorizam detalhes do painel, a direção tem ajuste de altura, o computador de bordo é mais completo e monitora a pressão dos pneus.

O Polo, por sua vez, não se incomoda, apesar da iluminação no porta-luvas e no porta-malas, raridade nos 1.0, falta cuidado com a montagem e sobra a sensação de fragilidade em peças como as maçanetas internas.

Na cabine, o painel do Track tem faixa com textura diferente, que se estende às maçanetas das portas, que, por sua vez, têm uma área cinza-claro. 

Mas nada disso se repete nas portas traseiras, que parecem de outro carro. Encostos de cabeça são costurados, um corte de custos que, assim como a falta de ajuste para o cinto do carona, está em todas as versões do Polo.

O detalhe é que os alto-falantes das portas (que integram o pacote opcional) não são coaxiais, e sim os mesmos de qualquer outro Polo, portanto só reproduzem frequências médias e baixas.

O resultado é um som péssimo, abafado e sem definição, como rádios AM – que o rádio não capta, se antecipando ao desligamento no final de 2023.

A sorte do Volkswagen Polo Track é que não puderam mexer tanto em seu chassi para economizar.

Desempenho

Por mais simples que seja, o Polo continua com dinâmica irretocável, sua suspensão filtra muito bem até relevos que fariam a carroceria oscilar, a direção é precisa e o isolamento acústico é ótimo: filtra bem desde o motor até a água da chuva no teto e nas caixas de roda.

Já o Fiat Argo não transmite a mesma solidez e sua suspensão não filtra tão bem as imperfeições das vias. Você sacoleja mais. A direção elétrica anestesiada e a rolagem da carroceria reforçam a desvantagem.

O 1.0 12V MPI já foi melhor, ainda que mantenha os 84 cv e 10,3 kgfm. O novo mapa de pedal adotado para as normas de emissões do Proconve L7 retarda as respostas do motor, exigindo mais aceleração e queimada de embreagem nas arrancadas para não trepidar.

E o câmbio longo por vezes exige o retorno à primeira marcha. Então considere esse lado ruim ao saber que o consumo é ótimo: 14,1 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada.

Mas qual é o melhor? o Fiat Argo ou o Volks Polo?

Ainda segundo o portal Quatro Rodas, se o Fiat Argo Drive é mais completo, o VW Polo Track tem vantagens técnicas que não podem ser ignoradas ou compradas em lojas de acessórios, como grande parte das soluções para seus pênaltis.

No fim das contas, quem decide é sempre o consumidor, afinal somente ele é quem sabe o que lhe atende ou não, mas em questão comparativa o Fiat Argo acaba de fato levando mais vantagens sob o polo, fazendo com que a montadora italiana acabe ultrapassando a alemã.

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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