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Volks ressuscita carro popular da década de 1980, gera euforia, mas recebe péssima notícia agora

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Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do mundo - Foto: Internet

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Tente não se impactar ao saber detalhes da péssima notícia que a Volkswagen acaba de receber

Como já é de conhecimento de todos, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do mundo e tem a sua sede na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia. 

Dessa forma, recentemente a marca ressuscitou um carro popular da década de 90, causou uma grande euforia nos clientes da marca, mas agora precisa lidar com uma péssima notícia.

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Bom, para melhor entender, vamos aos fatos! Recentemente a fabricante bateu o martelo e anunciou que a famosa Kombi da marca, sucesso em 1980, vai voltar a ser vendida com uma nova roupagem.

A montadora está com pretensões de vender seu modelo ID.Buzz no Brasil, que nada mais é do que a Kombi elétrica.  Vale destacar que a ID.Buzz, ou Kombi Elétrica, foi vista em raras ocasiões no Brasil, sendo uma delas o Rock In Rio de 2022.

A famosa Kombi da maior montadora de carros na atualidade – Foto Internet

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Contudo, em meio a euforia do lançamento, agora a empresa acabou de receber uma péssima notícia. Acontece que, de acordo com o portal Poder 360, a Conar (Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária), abriu um processo ela propaganda que recriou Elis Regina com IA.

Para quem não chegou a ver, a campanha da Volkswagen usa tecnologia para criar cena de cantora, que morreu em 1982, cantando ao lado de sua filha, Maria Rita.

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Levando o título de  “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, a campanha produzida pela agência AlmapBBDO mostrou a artista que morreu em 1982 dirigindo uma Kombi na marca enquanto canta a música “Como nossos pais”.

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Sim, o modelo da Kombi é o ID.Buzz, o modelo ressuscitado pela marca. A propagando foi denunciada pelo advogado Gabriel de Britto Silva, que pede a interrupção da veiculação do anúncio e advertência pela peça publicitária.

“A emoção veio na mesma proporção do desconforto. Tal fato permite reflexões sobre questões de natureza ética, já que se está diante de pessoa humana falecida e que não pode reivindicar o uso da própria imagem. Não se sabe sequer se viva fosse, a Elis autorizaria a imagem, ainda mais para fabricante de automóveis e para fins estritamente comerciais”, disse ele.

De acordo com o que foi divulgado pelo Conar, a representação será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do conselho, podendo o julgamento ser realizado em até 45 dias depois da abertura da representação.

Campanha da Volkswagen usa tecnologia para criar cena de cantora, que morreu em 1982 – Foto Poder 260

Em nota enviada ao portal Poder 360, a Wolks disse que: “foi notificada pelo Conar em 10 de julho e apresentará sua resposta no prazo concedido”.

O que diz a Conar em nota sobre o assunto?

Leia agora a nota emitida pela Conar:

“O Conar abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores”, diz.

“Eles questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha, a ser examinado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”.

“Adicionalmente, questiona-se a possibilidade de tal uso causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes“, pontua.

“A representação será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, garantindo-se o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Em regra, o julgamento é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação”.

“O Conar aceita denúncias de consumidores, assim como outras manifestações sobre a peça publicitária, bastando que sejam identificadas. Em obediência à LGPD a identidade dos denunciantes é protegida”, finaliza.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

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