Em busca da liderança no mercado, Volkswagen ameaça o reinado da Chevrolet e Fiat com aquisição de rival
A aquisição monumental de uma rival de peso pela Volkswagen, no valor estratosférico de R$ 3,3 bilhões, desencadeia um terremoto na indústria automobilística.
Esta manobra estratégica redefine o panorama competitivo e sinaliza uma batalha de titãs, onde a Volkswagen busca consolidar sua posição como líder incontestável, visando aniquilar concorrentes de renome como Chevrolet e Fiat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2022, a China confirmou seu posto de maior mercado de carros elétricos ao responder por 59% das vendas globais, segundo a consultoria EV Volumes.
Nessa trilha, o país tem sido o principal palco das disputas das montadoras na categoria, hoje bastante centradas na local BYD e na americana Tesla.
Entretanto, há quem não esteja economizando para desafiar o domínio da dupla. Esse é o caso da Volkswagen que divulgou mais um passo para reforçar sua presença no mercado chinês e, como consequência, ganhar mais posições nessa corrida.
A Volkswagen nunciou um acordo de cooperação de longo prazo com a XPENG, fabricante local de veículos elétricos que também busca fazer frente ao avanço da Tesla e da BYD.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a CNN Brasil, a parceria envolve um aporte de US$ 700 milhões (R$ 3,3 bilhões), em troca de uma fatia de 4,99% na operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novos modelos
Ambas as empresas trabalharão juntas em áreas como software, sistemas de direção autônoma e conectividade. A Volkswagen e a empresa chinesa XPeng revelaram seus projetos conjuntos para a criação de um SUV, planejando utilizar componentes de ambas as marcas.
Sob o termo “Acordo Mestre” para o desenvolvimento de uma plataforma e software compartilhados, as montadoras anunciaram em comunicado a implementação de um programa destinado ao fornecimento de peças para os modelos de ambas as marcas, com o intuito de aproveitar a economia de escala na produção para reduzir custos.
A intenção da Volkswagen é reconquistar espaço no mercado chinês. A empresa perdeu o título de marca mais vendida no país para a BYD no fim de 2022.
Isso por conta do crescente interesse por veículos elétricos, enquanto a montadora alemã manteve a dependência em modelos a combustão.
Por esse motivo, a empresa declarou no ano passado que faria na China uma nova plataforma, baseada na modular MEB, para elétricos de entrada. Entretanto, utilizando componentes locais para baixar o custo. Além disso, vai investir 1 bilhão de euros (R$ 5,38 bilhões) em um centro de desenvolvimento de EVs na cidade de Hefei.
Qual é o carro mais vendido da Volkswagen?
Segundo a Volkswagen do Brasil, o carro mais vendido em 2023 é o Polo Track. Em 2024, ele continua liderando as vendas, com mais de 100 mil unidades emplacadas nos primeiros meses do ano.
Contudo, outros carros da Volkswagen que também são populares no Brasil:
- T-Cross: SUV compacto com bom desempenho e espaço interno.
- Nivus: SUV cupê com design moderno e tecnologia avançada.
- Taos: SUV médio com design sofisticado e alto nível de segurança.
- Gol: Hatch compacto popular, conhecido por sua confiabilidade e baixo custo de manutenção.