Representante da marca alemã adiantou uma das novas apostas para o mercado nacional
Ciro Possobom, o CEO da Volkswagen no Brasil, deu alguns detalhes do novo SUV da montadora. A estreia do Tera está marcada para o dia 2 de março, no carnaval, no Rio de Janeiro.
Em 2024, o setor automobilístico superou a faixa de 2,4 milhões de vendas no Brasil. Dentro desse número, 48,2% foram SUVs, segundo o último levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostrando que o mercado segue aquecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O T-Cross ficou no topo da lista, com 83.990 saídas das concessionárias, enquanto o Chevrolet Tracker apareceu na 2ª colocação, com 69.431 emplacamentos. Já o Fiat Pulse figurou no 11º lugar com 39.079.
Mas, agora, o novato da Volkswagen também vai entrar para a disputa. “Estamos nos aproximando de mais um momento muito especial para a Volkswagen do Brasil. O Novo SUVW Tera está chegando, aguardem!”, adiantou Ciro Possobom em uma publicação nas redes sociais.

Quais as característica do Volkswagen Tera?
Segurança
O novo SUV foi fabricado com a plataforma MQB, a mesma do Polo, sendo aprovado nos testes de colisão do Latin NCAP. Os equipamentos também terão uma série de recursos de segurança nas versões Comfort e High, além de detector de fadiga do motorista, sistema de frenagem de emergência e assistente de permanência de faixa na versão top.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, Pulse: Volkswagen lança substituto do Gol como SUV na casa dos R$100 mil para virar nº1 do Brasil
● Nada de T-Cross: 3 SUV econômicos e completos para comprar por menos de R$80 mil em 2025
● Acabou para o Pulse: Volkswagen enlouquece para esmagar Fiat e derruba R$13 mil em preço de SUV amado
Dimensões
O carro deve ter cerca de de 4,10 de comprimento por 1,78 de largura, 1,45 de altura e 2,56 metros de entre-eixos. Um dos destaques é o espaço interno, trazendo um porta-malas mais espaçoso, que será usado no marketing de divulgação.
Dirigibilidade
O SUV terá um bom vão livre do solo, tendo a mesma característica do T-Cross. Até então, não há muitas diferenças. A expectativa é de que ele venha equipado com um motor 1.0 turboflex, de 116 cv, nas versões mais equipadas e com o de 1 litro de cilindrada, aspirado, na básica. Já os câmbios terão 6 ou 5 marchas, de acordo com cada uma das versões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desenho
O design escolhido pela Volkswagen é compacto. Ele é baseado no T-Cross, Nivus, Virtus e Polo. A parte traseira também se assemelha ao líder de vendas da marca, principalmente por causa das lanternas, com barra de LED que atravessa toda a tampa do porta-malas.
Preço
Por enquanto, a montadora não deverá oferecer o sistema híbrido leve. Como consequência, os valores iniciais deverão ficar mais caros. Nas primeiras remessas, os itens de segurança e conectividade terão prioridade, mas, depois, o sistema micro-híbrido, entre outros itens, deve entrar em destaque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, a Volkswagen se prepara para o lançamento do Tera;
- O modelo está previsto para o dia 2 de março, durante o Carnaval do Rio de Janeiro;
- No ano passado, a montadora liderou a lista de vendas dos SUVs com o T-Cross.