Carro amado pela maioria dos brasileiros pode voltar e notícia deixou muitos entusiastas da marca em êxtase
Uma notícia envolvendo um dos carros mais conhecidos da marca Fiat, deixou muitos fãs da marca eufóricos, principalmente os que viveram entre a década de 90 e anos 2000.
Quem aqui não lembra do Fiat Uno, ou carinhosamente chamada de “Uninho”? Pois é, garanto que grande parte das pessoas que estão lendo esse texto já tiveram um na garagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele que foi criado no ano 1985, em design mais esportivo, acabou explodindo mesmo na década de 90 e logo caiu nas graças do público, se tornando uma referência entre os carros populares da época.
Ele ainda perdurou por um longo tempo, mas infelizmente saiu de linha no Brasil, em 2021, deixando muita gente chateada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Volta repaginada? Será?
Apesar da saudade, segundo foi divulgado pelo portal Terra, uma notícia acabou aquecendo a esperanças de muitos que desejam o retorno desse charmosinho compacto.
Isso porque, ao que tudo indica, ele irá retornar ao mercado brasileiro, em um futuro próximo, porém repaginado e com uma proposta sustentável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia foi lançada esta semana pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, que inclusive está reservando outras ideias para demais marcas.
Parceria promissora
A ideia de Filosa é unir as montadoras (por meio da Anfavea), o governo brasileiro e fornecedores para que se crie um novo programa de carro popular no Brasil.
O chefão da Stellantis, que produz carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou a ideia num seminário da revista AutoData.
Filosa devolveu a Fiat à liderança do mercado, mas teve que abrir mão do projeto do novo Uno devido à crise ocasionada pela pandemia.
Segundo ele, a demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber.
Porém há um fator que anda pesando quanto às escolhas dos veículos que são as mudanças climáticas.
Segundo ele, é preciso surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções. Resta saber agora se a ideia lançada pelo CEO da Stellantis encontrará coro dentro da Anfavea e se ela será levada ao presidente Lula bem como ao seu vice, Geraldo Alckmin.
Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apóiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.
Hyundai não se pronunciou, mas deve ser a favor. Fica a incógnita em relação à Chevrolet, Renault e Nissan, que apostam firme no carro elétrico.
Uma das possibilidades levantadas é que o Uno volte como um carro híbrido popular. Apesar dele ter saído de linha no Brasil, o modelo continua sendo fabricado e desenvolvido na Itália como Fiat Panda.
Qual a diferença do Fiat Uno para o Panda?
As diferenças entre o Uno e o Panda sempre foram bem pequenas. No momento, o Fiat Panda Hybrid está sendo vendido por 17.200 euros (R$ 97.000) com entrada de 3.000 euros (R$ 17.000) e parcelas mensais de 270 euros (R$ 1.500).
No Brasil, teria que ser mais barato, custando no máximo R$ 60.000, talvez até menos, e só por isso já se faz necessária a parceria com o Governo Federal.
O Fiat Panda eletrificado também é chamado de Easy Hybrid porque usa a tecnologia MHEV (híbrida leve), que pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil, por ser mais barata.
A Volkswagen, por exemplo, já considerou essa possibilidade para seu futuro carro híbrido flex.
Fiat Panda (Foto Reprodução/Internet)O Panda Hybrid, que serviria de base para um futuro Fiat Uno Hybrid, tem motor 3 cilindros 1.0 de 71 cv e 98 Nm com câmbio manual de 6 marchas. Ele usa uma bateria pequena, de 12V, e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada. A autonomia combinada é de 25 km/l.
Um futuro Fiat Uno, que pode resgatar o projeto pré-pandemia, faz sentido porque a marca teria que trazer uma novidade para a nova fase do carro popular.
Além disso, por ser um subcompacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno na utilização em viagens, devido ao porta-malas.
Quase nada se sabe sobre como seria o design desse novo Uno Mille. Há rumores de que poderia até ser um CUV (mais altinho, como um aventureiro).