ELE ESTÁ DE VOLTA!

Motoristas em festa hoje (03): Volta de carro amado e popular da Fiat vira notícia e causa euforia

Fiat traz de volta modelo icônico da marca e deixa motoristas eufóricos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Fiat)

Fiat traz de volta modelo icônico da marca e deixa motoristas eufóricos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Fiat)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiat anuncia a volta de carro amado e causa a maior euforia em milhares de motoristas hoje (03)

E a Fiat, montadora italiana que está na lista das mais queridinhas dos brasileiros, ainda em 2023 anunciou por meio de uma notícia a volta de um dos carros mais icônicos da marca.

Estamos falando do Fiat Uno, que por muitos anos foi chamado carinhosamente de “Uninho” e que agora promete voltar em grande estilo neste ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa notícia confirmada pela montadora deixou milhares de motoristas em plena euforia nesta sexta-feira (03).

Afinal de contas, muitos desses mesmos brasileiros já tiveram esse modelo na garagem.

História e tradição

Pra quem não sabe, ele foi criado ainda no ano de 1985, com um design esportivo e despojado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas seu grande “boom” mesmo veio na década de 90, quando o mesmo caiu de vez nas graças do público, se tornando uma das maiores referências entre os carros mais populares da época.

Vale dizer que ele permaneceu por um longo período de tempo, mas infelizmente saiu de linha no Brasil, no ano de 2021.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo sendo alvo de algumas críticas, a notícia da sua “extinção” caiu como bomba no colo de muitos entusiastas da linha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repaginado

De acordo com o o portal Terra, ao que tudo indica, ele irá retornar ao mercado brasileiro, muito em breve e completamente repaginado.

Ao que tudo indica ele irá carregar uma proposta sustentável, entrando assim em conformidade com as tendências de mercado.

A ideia foi lançada  pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, que inclusive está reservando outras ideias para demais marcas.

Inclusive o “chefão” da Stellantis, responsável por produzir carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou essa ideia durante um seminário da revista AutoData, em março de 2023.

Uma curiosidade interessante é que, na época, a MP do Governo Federal, que como muitos sabem barateou muitos veículos, não passava de um simples projeto, uma vez que ela foi executada em junho de 2023.

Obstáculos

É fato que Antonio Filosa devolveu a Fiat à liderança do mercado mas encontrou nesse meio tempo algumas pedras no caminho.

Isso porque precisou abrir mão do projeto do novo Uno devido à crise causada pela pandemia.

Segundo declarações que ele deu, a demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber.

Ainda de acordo com ele, é necessário surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções.

Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apoiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.

Uma das possibilidades levantadas é que o Uno volte como um  carro híbrido popular. Apesar dele ter saído de linha no Brasil, o modelo continua sendo fabricado e desenvolvido na Itália como Fiat Panda.

Fiat Uno Vs Fiat Panda

Falando nisso, as diferenças entre o Uno e o Panda (modelo europeu) sempre foram bem pequenas.

De acordo com o portal Motor 1, o Fiat Panda Hybrid atualmente está sendo vendido por 17.200 euros (R$ 97.000) com entrada de 3.000 euros (R$ 17.000) e parcelas mensais de 270 euros (R$ 1.500).

Mas no Brasil, ele teria que ser bem mais barato, custando no máximo a média de R$ 60.000.

O Fiat Panda eletrificado também é chamado de Easy Hybrid porque usa a tecnologia MHEV (híbrida leve), que pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil, por ser mais barata.

A Volkswagen, por exemplo, já considerou essa possibilidade para seu futuro carro híbrido flex.

O Panda Hybrid, que serviria de base para um futuro Fiat Uno Hybrid, tem motor 3 cilindros  1.0 de 71 cv e 98 Nm com câmbio manual de 6 marchas.

Ele usa uma bateria pequena, de 12V, e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada. A autonomia combinada é de 25 km/l.

Um futuro Fiat Uno, que pode resgatar o projeto pré-pandemia, faz sentido porque a marca teria que trazer uma novidade para a nova fase do carro popular.

Além disso, por ser um sub-compacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno na utilização em viagens, devido ao porta-malas.

Quase nada se sabe sobre como seria o design desse novo Uno Mille. Há rumores de que poderia até ser um CUV (mais altinho, como um aventureiro).

Mas quando o NOVO FIAT UNO chegará no Brasil?

De acordo com o portal Auto+, o “novo Uno” tinha previsão de estreia no dia 11 de julho de 2024 em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat.

Porém, segundo o Auto Esporte, o novo Fiat Panda será produzido na Sérvia para o mercado europeu, com previsão de chegada às lojas somente no fim de 2024.

O site AlVolante afirmou ainda que o modelo também será feito na América do Sul. Mas é muito pouco provável que o lançamento aconteça ainda em 2024

O carro iria para Europa na versão elétrica, mas também teria motores a gasolina e opções híbridas.

Como é baseado no e-C3, é esperado que tenha o motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, para cerca de 320 km de autonomia no padrãp WLTP.

Caso seja mesmo produzido no Brasil, o carro utilizaria a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross feitos em Porto Real (RJ).

Teria à disposição também as bases eletrificadas que o grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Citroën, já apresentou.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile