Volta por Cima é a substituta de Família é Tudo no horário das 19h da Globo
Os primeiros capítulos de Volta por Cima narrou o cotidiano da família de Madá (Jéssica Ellen), que mudou radicalmente com a morte do pai, o motorista de ônibus Lindomar (MV Bill).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro protagonista também deve destaque na trama escrita por Claudia Souto. Jão (Fabrício Boliveira) foi o herói que tomou conta do ônibus e impediu uma tragédia quando Lindomar passou mal.
Chico (Amaury Lorenzo); noivo de Madá e a amante deste, Roxelle (Isadora Cruz), também foram os destaques da primeira semana na novela das sete da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com Walter Felix do Natelinha, o símbolo de mocinha batalhadora já se tornou um apelo popular desde Da Cor do Pecado (2004).
A interação entre ricos e pobres conquistou o público. Além de Preta (Taís Araújo) e Madá serem personagens populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cenário de Volta por Cima tem muitas cenas no subúrbio e muito samba, assim como outra trama bem-sucedida do horário, Bom Sucesso (2019), escrita por Rosane Svartman em parceria com Paulo Halm.
Volta por Cima também utiliza artifícios de Vai na Fé (2023), sucesso solo de Svartman e a novela mais bem avaliada da Globo no ano passado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É A RECEITA DO SUCESSO?
A conclusão é de que o público do horário não quer ver apenas comédias. Da Cor do Pecado ajudou nessa mudança, mesmo sendo exibida há 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, João Emanuel Carneiro também foi feliz com Cobras e Lagartos (2006), outra trama popularesca.
Porém, a atual novela também conta com marcas próprias da autora, que costuma se aprofundar em temas específicos.
Durante Pega Pega (2017), ela focou no ramo hoteleiro. Já em Cara e Coragem (2022) foi o cotidiano dos dublês.
Atualmente, Volta por Cima narra o universo dos transportes públicos. Esse tema nunca foi abordado como protagonista em uma história.
Contudo, Volta por Cima tem um elenco afiado, mesmo contando com estereótipos, têm carisma. Portanto, nada mais justo do que a Globo apelar para o óbvio: Uma trama popular que remete ao seu sucesso de 20 anos atrás!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Volta por Cima conta com marcas próprias da autora, mas ao mesmo tempo ingredientes de outras tramas de sucesso do horário.
Da Cor do Pecado por exemplo, serve como inspiração para a atual novela das sete da Globo, que tem uma história envolvente e personagens carismáticos.
O QUE VAI ACONTECER NO CAPÍTULO DESTA SEXTA-FEIRA (04) EM VOLTA POR CIMA?
Madalena descobre que Jão não está mais na empresa. Edson se surpreende com Rique Nunes, amigo de Rosana. Moreira sugere que Chico antecipe o casamento com Madalena, e Roxelle se irrita. Osmar perde a joia que ganhou de Violeta. Cacá visita Ana Lúcia na Viação Formosa. Jão e Cacá conversam entrosados, e Madalena sente ciúmes. Madalena se emociona ao resgatar os pertences de Lindomar.
Cida divulga o trabalho de Madalena na festa de Lucas. Algumas pessoas implicam com Gigi em uma festa ao saberem que ele estava no ônibus do acidente. Rosana tenta convencer Edson a não readmitir Jão na empresa. Baixinho tenta unir Armando e Violeta. Jão e Madalena se encontram na festa de Lucas. Osmar descobre que Lindomar comprou um bilhete que pode estar premiado.