ANVISA emite proibição contra lotes de 3 marcas famosas e que estão nas principais escolhas de muitas donas de casa, após a detecção de bactérias fatais em suas composições
Quando nos dirigimos em um supermercado para comprar alimentos, a atenção quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, principalmente quando esses produtos que ficam nos setores de carnes, frios e congelados deve ser redobrada!
Isso porque, conforme exposto pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes, congelados e embutidos com a data de validade vencida ou em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências extremamente graves. Entre elas podemos citar desde uma desidratação profunda causada por diarreias, até mesmo uma infecção mais séria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até por isso a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspeciona minuciosamente alimentos diversos, principalmente no que se refere ao setor dos açougues.
Falando nisso, 3 marcas famosas do setor de carnes acabaram tendo alguns lotes na mira dessas intervenções da autarquia após a devida confirmação da presença de bactérias mortais e extremamente nocivas quando estão em contato com o organismo:
1- Best Beef:
A primeira marca elencada da lista é a famosa Best Beef, pertencente ao Frigorifico Silva Indústria e Comércio, um dos mais tradicionais do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a própria ANVISA, essa proibição foi oficializada através da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.150, oficialmente publicada no dia 5 de junho de 2024, através do Diário da União (D.O.U).
Os lotes atingidos pela proibição da autarquia foram:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- RINS MIÚDOS CONGELADOS DE BOVINO (lote 14/05/2024)
- RINS MIÚDOS RESFRIADO DE BOVINO (lote 14/05/2024)
Segundo a mesma resolução, a retirada dos lotes se deu após constatarem a presença da Salmonella, que como mencionamos, é uma das bactérias fatais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos sintomas causados por ela é a diarreia que, em casos mais graves, pode desencadear uma desidratação profunda e por conta disso pode até levar o consumidor à óbito.
Situação atual da empresa e manifestações.
VALE DEIXAR BEM CLARO QUE TAL proibição afetou SOMENTE os lotes mencionados e a marca continua ativa no mercado.
Suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através dela a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.
Inclusive, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações, através das suas redes sociais, deixa claro que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.
Como podem ver na imagem abaixo:
- Importância da marca Best Beef do Frigorífico Silva: De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro.
Em 1983, foi comprada a unidade industrial do Frigorífico Frisama, em Santa Maria, que faliu antes de operar a nova fábrica. Desde a década de 80. Foi na década de 90 que o frigorífico implantou a marca Best Beef e nos anos 2000, a grande sacada foi a certificação da carne hereford.
Em 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho da marca, poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.
2- Ave Nova-Granja Brasília
A segunda da lista trata-se da Ave Nova, cuja responsabilidade é da empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda e que possuí cerca de mais de 50 anos no mercado.
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 587, publicada ainda no dia 9 de fevereiro de 2024, suspendeu a venda e distribuição do lote 284-2 correspondente ao produto de fígado de frango congelado da empresa, fabricado em 06/12/2023 com prazo de validade: 05/12/2024.
Essa medida foi tomada após a própria empresa comunicar, por meio de um recolhimento voluntário, a detecção da presença da bactéria Escherichia coli, cuja qual é responsável por causar infecções no organismo humano.
Uma das causas mais incômodas no organismo por essa bactéria são as diarreias, vômitos e em casos ainda mais acentuados, elas são capazes de causar sangramento e dores abdominais bem fortes.
Vale destacar que se não tratada, essa infecção pode tomar proporções maiores, podendo levar o consumidor à óbito.
Posicionamentos
Ao procurar manifestações da empresa sobre o o ocorrido as mesmas não foram encontradas, lembrando que o espaço permanece em aberto caso ela queira expor sua versão dos fatos.
É BOM FRISAR QUE A SITUAÇÃO AFETOU SOMENTE o lote mencionado e seus demais produtos e lotes continuam sendo comercializados de forma regular.
Fora isso, o tipo do recolhimento VOLUNTÁRIO atesta que a empresa é idônea e comprometida quanto à qualidade e lisura dos seus produtos, uma vez que foi ela mesma alertou a ANVISA quanto a AÇÃO.
- Importância da Granja Brasília: Fundada ainda em 1970 por Avelino Augusto dos Santos, a empresa Granja Brasília é uma agroindústria que atua no mercado de criação de frangos de corte.
Hoje a empresa mantém a boa procedência de seus produtos com uma grande estrutura de abatedouro, granjas de engorda, fábrica de ração e transportadora.
De acordo com a própria empresa, a sua missão é produzir frango de qualidade e de forma sustentável, para isso a empresa investe frequentemente em tecnologia, equipamentos e treinamentos de alto desempenho.
Além disso ela comprova que seu processo é manual e mecanizado, feito com total respeito ao meio ambiente.
Uma excelente estrutura de armazenamento garante que o produto mantenha todos os padrões de qualidade durante o período necessário para sua venda e distribuição.
A Granja Brasília está situada no estado de Minas Gerais e conta com as seguintes estruturas:
- Fábrica de Ração e Granjas de Frango de Corte: na cidade de Igaratinga;
- Escritório Central e Transportadora: na cidade de Pará de Minas;
- Abatedouro Ave Nova: na cidade de Betim; Abatedouro Real Alimentos: na cidade de Ibirité.
3- Salsicha Carrer:
Por último e não menos importante, temos a Carrer Alimentos que, em dezembro de 2023, foi mais um alvo da ANVISA.
Através da RESOLUÇÃO-RE Nº 4.621, ficou expressamente proibida a comercialização, distribuição e uso do lote 18/10/2023 A (com validade até 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada.
A medida foi tomada em virtude do comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, após ser contatada a contaminação do mesmo por Listeria monocytogenes, que é particularmente preocupante em mulheres grávidas.
Só para ter noção da gravidade, essa bactéria pode crescer em condições de refrigeração, um prato cheio para alimentos refrigerados como carnes e prontos para consumo, fazendo o seu risco triplicar.
Inclusive, ao identificar o problema, a própria empresa se prontificou em retirar todos os produtos do lote mencionado dos pontos de vendas.
Atualmente, o produto da marca Carrer Alimentos bem como seus outros produtos, seguem sendo comercializada normalmente, visto que apenas o lote citado continha riscos para a população.
Comunicado da Carrer:
Na época a empresa fez um comunicado oficial : “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.
Quais perigos podem ser encontrados em embutidos como a salsicha?
A salsicha costuma ser muito saborosa e está presente em uma série de alimentos queridinhos, porém, se consumida em excesso, pode ter efeitos prejudiciais à saúde.
Isso porque ela é um embutido feito a partir de carne picada, temperada e envolvida em uma película sintética ou de origem animal.
Os alimentos embutidos como a salsicha apresentam uma série de problemas como:
- Alto teor de gorduras saturadas
- Quantidade de aditivos químicos
- Rica em sódio
Vale dizer que as carnes processadas, como a salsicha, têm sido associadas a um aumento no risco de várias doenças crônicas. Entre elas:
- Pressão arterial alta
- Doenças cardíacas
- Câncer de estômago e intestino
- Doença pulmonar obstrutiva crônica.
Sendo assim, você pode até consumir de vez em quando, mas EVITE comer o alimento com frequência.