Alimento popular é proibido pela ANVISA devido risco fatal à saúde
Alimento comum no café da manhã de todo brasileiro é atingido urgentemente por proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e produto é retirado imediatamente das prateleiras de mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Consultas do Gov, a marca Coopernova foi proibida por uma medida cautelar contra o produto Manteiga Comum com Sal, no dia 24 de junho de 2024.
Isso porque, ainda segundo informações do portal, o produto foi suspenso por não garantir a pasteurização lenta do creme de leite ou do creme de soro utilizado na produção de manteiga de primeira qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a pasteurização é o nome do processo esterilizador de alimentos que destrói microrganismos patogênicos usando temperaturas extremas seguido de selagem hermética. Hoje é utilizado por grande parte da indústria e permite a fabricação de produtos com validade maior e evitando que pessoas consumam alimentos em decomposição.
Existem três tipos de pasteurização e ambos são usados em diversos segmentos da indústria alimentícia, como leite, sucos, ovos, vinagre, nozes, cervejas e até água. A ANVISA, inclusive, obriga indústrias a fazer o processamento de alimentos dessa forma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse processo tem grande importância para a humanidade como um todo. Permitiu aumentar a vida útil dos alimentos e sua conservação, transportá-los a longas distâncias e diminuir as chances de contaminação e intoxicação alimentar.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa citada a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE