O QUE ROLOU?!
Vômito, confusão mental e febre: ANVISA proíbe 2 marcas de queijo queridinho das donas de casa
12/11/2024 às 8h30
Tipo de queijo nº1 na lista entre as escolhas das donas de casa, de 2 marcas da mesma empresa, entra no alvo da ANVISA após sérios riscos detectados
Os queijos, especialmente os ralados, são frequentemente os mais buscados por donas de casa, já que são versáteis, práticos e adicionam sabor a diversos pratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses produtos fazem parte do cotidiano e estão presentes em receitas que vão desde massas e gratinados até saladas e sanduíches.
No entanto, é essencial que a segurança e a qualidade desses alimentos estejam sempre em conformidade com as normas de saúde, visando evitar problemas à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lotes proibidos pela ANVISA
Diante disso, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco, analisou um decreto emitido pela ANVISA, através da RESOLUÇÃO n.º 3.226, divulgada no Diário Oficial da União, em 5 de setembro de 2024, e constatou uma proibição envolvendo 2 marcas, cujo tipo de queijo é visto como n.º1 entre as donas de casa.
Trata-se da linha Queijo Parmesão Ralado sem desidratar de 1 kg, das marcas Santa Marta e Buritis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ANVISA suspendeu os produtos devido ao risco de contaminação por Listeria monocytogenes, uma bactéria que causa sérios problemas de saúde.
Lotes atingidos:
Os lotes interditados do queijo ralado Santa Marta incluem os números:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
- 190; 193; 197; 202;
- 205; 206; 213; 214;
- 218; 219; 223; 225;
- 227; 228; 230; 232; 234.
Já os lotes da linha de queijo pela marca Buritis incluem os números: 191, 207, 209, 215, 218 e 221.
A empresa responsável por ambas as marcas, a Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis Ltda., com CNPJ 22.086.045/0003-25, se localiza em Buritis, Minas Gerais.
Inclusive, ela mesma recolheu voluntariamente os produtos mencionados após identificar o risco.
Situação da empresa e declarações:
Apesar dos lotes apreendidos, ambas as marcas são consolidadas no mercado. Sendo assim, as suas demais linhas e lotes permanecem ativos em todos os supermercados.
Além disso, não encontramos nenhuma declaração, tampouco manifestação geral, da empresa a respeito de tal proibição, porém o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
- Importância da Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis: O Laticínio Vale dos Buritis, iniciou suas atividades em 5 de fevereiro de 1984 com o intuito de oferecer ao consumidor produtos inovadores e de alta qualidade.
Em 2009, a produção dos produtos da conceituada marca Supremo foi transferida para o Laticínios Vale dos Buritis.
Conforme mencionamos acima, a Laticínio Vale dos Buritis localiza-se em Minas Gerais e atualmente produz aproximadamente 120.000 litros de leite/dia, com mais de 400 produtores parceiros de toda região.
São mais de duas décadas de história, produzindo e comercializando 40 produtos para todas as regiões do Brasil.
Quais os sintomas da infecção causados pela bactéria Listeria monocytogenes?
Conforme o portal Rede D’Or, a infecção causada pela presença da bactéria Listeria monocytogenes, muito comum em laticínios, pode acarretar sintomas graves para os consumidores, como:
- Febre;
- Vômito;
- Confusão mental.
Tais sintomas representam um risco ainda maior para pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, idosos, gestantes e crianças.
Sendo assim, a ANVISA orienta que consumidores evitem o consumo dos lotes mencionados e busquem atendimento médico imediato ao apresentar sintomas após ingestão do produto.
Mas, para saber mais proibições da ANVISA, clique aqui*
Considerações finais:
Em suma, a ANVISA proibiu os queijos ralados Santa Marta e Buritis, produzidos pela Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis, devido ao risco de contaminação por Listeria monocytogenes.
A bactéria pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em grupos de risco como idosos, gestantes e crianças.
Portanto, os consumidores devem evitar os lotes especificados e procurar atendimento médico caso apresentem sintomas após o consumo.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.