Saiba tudo sobre a proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de alimentos, com a retirada urgente de mercado
A Anvisa, mais uma vez, cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma proibição de 3 marcas populares de alimentos dos mercados, com graves acusações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como todos sabem, frango, sal e óleo são produtos indispensáveis na mesa dos brasileiros, sendo alguns dos alimentos mais consumidos no país, e a sua proibição é algo bastante importante de se entender, pois são produtos que não podem faltar na vida da população em geral.
As informações são do site “consultas.anvisa.gov.br”, o qual informou no dia 15 de fevereiro deste ano, que um lote de fígado de frango congelado da marca AVE NOVA precisou ser proibido e retirado dos mercados, pois estava contaminado com a bactéria Escherichia coli acima dos limites permitidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para aqueles que não sabem, essa bactéria pode causar diarreia sanguinolenta, fortes dores abdominais, vômitos e, em casos mais graves, até mesmo a morte em crianças e idosos.
Segundo as informações, a empresa responsável, a GRANJA BRASILIA AGROINDUSTRIAL AVICOLA, não se pronunciou sobre o caso, e o lote citado permanece recolhido até os dias atuais, para a segurança da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo as informações, datadas do dia 06 deste mês, o famoso SAL MOÍDO REFINADO IODADO, da marca UNIÃO, também teve um dos seus lotes proibido de ser comercializado, pois estava com a determinação de Iodo fora do padrão, o que infringe as leis da Vigilância Sanitária.
Conforme foi informado, a MARANATA SALINEIRA DO BRASIL não prestou esclarecimentos sobre o ocorrido, mas os demais lotes não apresentaram problemas, podendo ser comprados normalmente em mercados e lojas virtuais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, com dados de 11 de abril de 2023, o ÓLEO DE SOJA da marca COCAMAR, bastante querido pelas cozinheiras e donas de casa, também não escapou e teve um lote retido pela Anvisa, pois estava com o teor de gordura trans acima do permitido, sendo impróprio para consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, a COCAMAR COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL não se pronunciou sobre o caso, e a proibição segue em vigor até hoje, com todos os óleos do lote citado fora dos mercados.
Vale ressaltar que essas marcas são nomes de peso na indústria de alimentos do Brasil, com anos de serviço competente e de respeito aos brasileiros, e erros assim podem acontecer na fabricação, com todos os cuidados e medidas tomadas pensando na saúde e bem-estar do consumidor.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.