Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ATENÇÃO!

Vomito e diarreia: Anvisa proíbe 3 marcas de frango, manteiga e +1

06/09/2024 às 18h45

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe 3 marcas de frango, manteiga e +1 - (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária agiu mais um vez em prol de prevenir a população brasileira contra possíveis perigos voltados a determinados tipos de produtos

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos órgãos regulamentadores que visa atender a população no geral quando se diz respeito aos produtos que possam trazer algum risco aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, por exemplo, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, precisou barrar de forma imediata a comercialização de 3 produtos bastantes consumido pela população, sendo eles: Frango, manteiga e sal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale frisar que todos esses produtos estão presentes em diversas refeições, bem como no café da manhã, almoço e jantar, eles acompanham a produção de vários tipos de pratos culinários. Portanto, devido a sua frequência na mesa das famílias brasileiras, a Agência precisou intervir no comércios deles, um vez que apresentavam malefícios aos consumidores.

Marca de carne é retirada às pressas de mercados após proibição da Anvisa - (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)

Frango

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal da Anvisa, no dia 15 de fevereiro de 2024 a autarquia publicou a proibição da comercialização, uso e distribuição do produto FÍGADO DE FRANGO CONGELADO – 800G, MARCA AVE NOVA, lote: 284-2, fabricado em 06/12/2023, prazo de validade: 05/12/2024, da empresa GRANJA BRASILIA AGROINDUSTRIAL AVICOLA LTDA, “devido à detecção de Escherichia coli acima dos limites permitidos na legislação”. A medida foi acionada após comunicado voluntário da própria companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a presença de Escherichia coli em qualquer que seja a mercadoria, pode ocasionar sintomas agressivos a saúde humana, como: Gastroenterite, infecção urinária, diarreia e vômito. A informações são do portal ‘Manual MDS’.

Diante disso, por ter sido apenas um lote afetado, a empresa agiu de maneira rápida para a retirada de circulação da mercadoria, afim de proteger os seus clientes. Devido a sua ação e reconhecimento do produto infectado, a Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda não foi impedida de comercializar seus itens normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que a empresa em questão é referência no mercado e busca sempre entregar produtos de qualidade e eficiência aos seus consumidores e claro, atendendo todas as diretrizes estabelecidas pela Anvisa.

Ainda, embora tenha havido um pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Manteiga

Ainda segundo o portal da Anvisa, foram retirada das prateleiras dos supermercados o lote N° 0009/3675, de manteiga comum, com sal, registrado pela marca Coopernova, fabricados em 28/03/2024 e 05/04/2024.

A Manteiga não garante a pasteurização lenta do creme de leite e/ou creme de soro utilizado na produção de manteiga de primeira qualidade, manteiga comum e nata. Desse modo, o termo de suspensão provisória (cautelar) do Coordenação do 1º Serviço de Inspeção de Produtos de origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu o processo de fabricação.

Com a ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e por se tratar de apenas um lote específico, o funcionamento da empresa não foi interferido. Dessa forma, a Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova) segue de forma normal produzindo e comercializando seus produtos, de forma eficiente, com qualidade e muita excelência.

Vale frisar que a companhia é referência na indústria bovinocultura de leite, com a produção de queijos do tipo muçarela, prato, provolone e demais derivados. É importante destacar que até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Sal

O órgão fiscalizador divulgou através da Resolução-RE nº 1.689, publicada no dia 06/05/2024, a proibição da marca de Sal Moido Refinado Iodado União pertence à empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda. A decisão da Anvisa se deu após uma análise que gerou resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).

Isso porque, existe um padrão de iodo que deverá estar presente na produção do sal, pois sua presença é destinada para proteger a saúde humana, evitando problemas como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha e entre outros.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Anvisa
fígado de frango
manteiga
sal

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.