O sucesso da Globo em  fazer novelas é inquestionável,  mas quando a emissora  fracassa é pior que  ladeira abaixo.

Um exemplo disso foi a novela Os Gigantes. Escrita por Lauro César Muniz, a trama foi tão horrível em seu desempenho que o autor foi substituído por Walter George Durst.

O autor foi substituído  porque queria o final  de um jeito e a  emissora de outro.  A trama teve seu  fim exibido em 2 de  fevereiro de 1980.

Mas, por qual razão a  trama foi tão ruim?  Primeiro porque a  trama criticava  empresas multinacionais,  as mesmas,  na época pressionaram a  Globo a mudar a história.

E segundo apesar de  ter: Dina Sfat, Tarcísio  Meira, Francisco  Cuoco, Susana  Vieira, Vera  Fischer, Joana  Fomm e entre  outros no elenco.  A história não engrenou.

A protagonista,  vivida por Dina Stat,  ficou desgostosa  pela história.  Tanto é que ela  rompeu com o  autor Lauro  César Muniz.

Para a época a  história abordou temas  polêmicos como  eutanásia e a  homossexualidade.  Os Gigantes gerou  uma crise na Globo.

O fim da novela  já foi marcado por  polêmicas porque  teve, barracos  familiares, aborto,  doença fatal e  o suicídio da  protagonista.