Eva Todor – Josefa: Viveu a rabugenta Josefa, mãe de Dinorá (Maria Padilha) e Heitor (Rodrigo Faro) e sogra de Cornélio (Ney Latorraca), de quem pegava no pé o tempo todo.
Longe da TV desde 2012, ela morreu em 10 de dezembro de 2017, aos 98 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Sofria de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos.
Castro Gonzaga – Dr. Felisberto: Fez uma participação como o médico que atende Bianca (Leandra Leal) quando ela faz greve de fome. Ele morreu aos 89 anos, devido a falência múltipla dos órgãos.
Cláudio Correia e Castro – Normando: Agiota que cobra uma dívida de Petruchio (Eduardo Moscovis). Morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Nelson Xavier – Dr. Caio: Viveu o médico em participação especial na trama. Nos deixou em 10 de maio de 2017, aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão.
Nildo Parente – Membro do partido de Nicanor Batista (Luís Melo). Morreu em 31 de janeiro de 2011, aos 75 anos, um mês após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).
O Cravo e a Rosa foi escrita por Walcyr Carrasco e teve Adriana Esteves e Eduardo Moscovis como protagonistas.