'Pantanal' é assinada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da obra original exibida em 1990 pela extinta TV Manchete. O remake mal estreou e já possui um histórico dos mais fervorosos em seus bastidores. O TV Foco destaca os 5 atritos da novela até o momento. Veja!
Papinha, que dirigiu a primeira fase da nova produção, pediu demissão da Globo e passou o bastão para Gustavo Fernandez, após desentendimentos com Ricardo Waddington, diretor de entretenimento da emissora. O diretor deixou 60 capítulos finalizados.
Segundo uma publicação da revista Veja, muitos atores, inclusive os renomados, ficaram insatisfeitos com Osmar Prado. Para se ter ideia, o ator ganhou fama de autoritário nos bastidores da trama e ele foi acusado de viver humilhando os colegas. Por outro lado, o ator de 74 anos fez questão de negar.
Animais reais fazem parte da trama e aparecem contracenando com os atores. Mas em determinadas situações, foi preciso recorrer a bichos falsos. A produção mandou fazer uma sucuri de 4 metros de comprimento. Entre outras curiosidades, Juliana Paes passou um perrengue, onde quase levou uma mordida de jacaré. "Estava no rio para uma gravação quando alertaram que tinha um jacaré rondando, Quase levei uma mordidinha", disse a atriz em entrevista à revista Quem.
Logo que o remake foi anunciado, iniciou-se uma corrida nos bastidores para definir quem seria Juma Marruá (protagonista da história que foi vivida por Cristiana Oliveira nos anos 90). Após muita especulação, Alanis Guillen foi confirmada no papel. Mas antes Vanessa Giácomo havia sido chamada e declinou do convite causando um climão. "Não é pra mim. Não me sentiria confortável em fazer virgem", revelou a atriz, desagradando o autor da obra original, Benedito Ruy Barbosa, que teria tido a ideia de escalar a atriz, que fez Cabocla (2004) com o escritor.
Alguns atores da primeira versão se sentiram desprestigiados por não terem sido lembrados para o remake de 'Pantanal'. Apesar de não falarem abertamente sobre o assunto, apenas Marcos Palmeira, Enrique Diaz, Paulo Gorgulho e Almir Satter que tiveram a oportunidade de trabalhar nas duas versões da novela.