tvfoco.com.br
O INSS é uma instituição fundamental para garantir a seguridade social no Brasil. Responsável por administrar os benefícios previdenciários, como aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte e outros, o INSS desempenha um papel crucial na vida dos brasileiros.
Uma importante notícia acaba de surgir para os brasileiros cadastrados no INSS. Foi aprovada pelo Senado uma nova lei complementar sobre a aposentadoria, que pode impactar milhares de pessoas.
A nova lei do INSS, que fez quem quer se aposentar vibrar, conhecida como PLP 245/2019, trata especificamente do benefício especial por periculosidade. Com a aprovação no Senado, a lei estabelece que os trabalhadores expostos a situações de risco à saúde por conta de suas profissões consigam entrar para a ‘Aposentadoria Especial’.
Para ter direito à Aposentadoria Especial, é necessário se enquadrar em uma das três categorias de perigo: elevado, moderado ou baixo. Posteriormente, o beneficiário do INSS deve alcançar uma pontuação resultante da soma de sua idade com o tempo de contribuição.
Essa pontuação do INSS varia de acordo com o nível de risco: 66 pontos e 15 anos de exposição para atividades de alto risco, 76 pontos e 20 anos de exposição para atividades de risco moderado, e 86 pontos e 25 anos de exposição para atividades de baixo risco, que engloba a maioria dos contribuintes.
Texto: Matheus MendonçaRedes sociais: Facebook - TV FOCO Instagram -@tvfoco TikTok - @tvfoco YouTube - @sitetvfoco