A reta final de Pantanal será repleta de acontecimentos bombásticos no remake assinado por Bruno Luperi. Faltam apenas 35 capítulos para a despedida da trama.
Uma sequência que promete chocar o público é a polêmica cena da castração de Alcides (Juliano Cazarré), que só vai ao ar na última semana de Pantanal.
Diferentemente do que ocorreu na primeira versão, em 1990, a sequência ganhará tons mais leves, sem sangue e terror, para não chocar o telespectador. A violência sofrida pelo peão será mostrada ao público pelos olhos de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).
Tenório (Murilo Benício) irá se vingar da pior forma do casal de amantes: Castrando o peão. A cena é uma das mais aguardadas de Pantanal.
A reta final da atração será marcada pelas mortes de Tenório, Solano (Rafa Sieg) e José Leôncio (Marcos Palmeira). O grande vilão não escapará de um fim bastante trágico. Após ser castrado, Alcides armará uma vingança mortal para ele.
Após ser atacado, ele será levado por uma sucuri até um rio repleto de piranhas, onde terá uma morte trágica.
Da mesma forma que aconteceu na versão original, o rei do gado também selará com a morte a sua participação no remake. Logo após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro morrerá.
José Leôncio terá um encontro com o espírito de seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado). A sequência emocionará a todos ao mostrar o caixão do fazendeiro sendo carregado pelos peões.
Maria Bruaca, finalmente, terá seus dias de glória em Pantanal. Bruno Luperi revelou que a mãe de Guta (Julia Dalavia) "vai ter o homem dela e terminará extremamente feliz como ela merece".
Além de se jogar nos braços de Alcides para sempre, a nova mulher conquistará a sua independência financeira em uma parceria com Zuleica (Aline Borges), administrando os negócios da família.
Abandonada grávida por Trindade (Gabriel Sater), Irma (Camila Morgado) fará a fila andar. A ruiva terminará o remake ao lado de José Lucas (Irandhir Santos). A surpresa ficará por conta do violeiro, que voltará na hora do parto da criança.