Responsável por comandar vários plantões urgentes da Globo, William Bonner já revelou várias vezes que um dos mais fortes da sua carreira, sem dúvidas, foi o do acidente da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2007.
Para quem não lembra, um avião da companhia aérea bateu em um prédio e centenas de pessoas morreram. Na época, a platinada cobria os Jogos Panamericanos, quando tudo precisou ser interrompido pela triste notícia.
Assim que tudo aconteceu, William Bonner ainda estava nos estúdios do Jornal Nacional e iniciou a cobertura a partir dali: “São 7:07 da noite e o hangar da TAM, no aeroporto de Congonhas, está pegando fogo. Você tem aí as imagens"
Logo depois, ele chamou o repórter Fernando Rocha, que confirmou que infelizmente a aeronave estava cheia de pessoas: "As chamas são muito altas e o trânsito está completamente congestionado"o.
O Jornal Nacional precisou mudar toda sua pauta às pressas, e ao contrário do que foi planejado, Fátima Bernardes mal foi ao ar com a cobertura dos Jogos.
“O jornal foi praticamente todo ao vivo: eu fazia perguntas para os repórteres, que às vezes não tinham como responder, as coisas estavam acontecendo naquele momento", assumiu Bonner ao "Memória Globo".
Rodrigo Bocardi foi o primeiro a ir até Congonhas para trazer imagens exclusivas do ocorrido. No dia seguinte, Fátima Bernardes voltou à bancada do Jornal Nacional, enquanto William Bonner deixou os estúdios para ir até São Paulo.
Ele comandou várias edições do noticiário diretamente do local do acidente, e trouxe informações sobre a investigação: “O Jornal Nacional começa com uma revelação exclusiva e grave”, disse William Bonner no dia 19/07/2007.
Foi revelado pelo noticiário da Globo que o próprio presidente da companhia da época tinha assumido que a aeronave estava com um problema em uma das turbinas, o que teria sido um dos motivos que acarretou no acidente.
“Abri o JN dizendo que o reverso estava ‘pinado’ e o que isso significava. Até então, culpava-se muito a pista, e aí surgiu outra hipótese para o acidente", avaliou Bonner.
"Hoje, vemos que aparentemente foi uma coleção de coisas: a pista curta demais, molhada demais, sem o grooving, o avião sem o reverso etc. Tudo errado”, explicou.
O plantão urgente que parou o Brasil acarretou em uma cobertura tão extraordinária que o Jornal Nacional foi finalista no Emmy de 2008 na categoria "Notícia".
Até hoje, o acidente do avião da TAM é considerado como uma das maiores tragédias do Brasil.