Com o passar do tempo, o posicionamento dos atletas ao se assumirem membros da comunidade LGBTQIA+, vem ajudando diversas pessoas a se permitirem ser elas mesmas.
Ainda mais no meio do futebol em que a homofobia é pauta diariamente principalmente nas torcidas e nos vestiários.
Em entrevista ao podcast Nos Armários do Vestiário, Richarlyson revelou ser bissexual. O atleta que já defendeu a seleção brasileira disse:
"Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual".
Porém, Richarlyson não é o único atleta a se assumir publicamente. Jake Daniels foi o primeiro jogador inglês que revelou ser gay desde 1990.
Outro atleta que se assumiu gay foi Josh Cavallo. O jogador australiano publicou um vídeo no Twitter falando publicamente que era homossexual. O jogador também escreveu: "Como jogador de futebol gay, sei que existem outros jogadores vivendo em silêncio. Eu quero ajudar a mudar isso para mostrar que todos são bem-vindos e merecem o direito de serem autênticos".
Robbie Rogers revelou que era gay em 2013. Logo depois de se assumir publicamente, o atleta decidiu se aposentar aos 25 anos com medo da repercussão no vestiário. Atualmente Rogers é casado e possui um filho lindo.