Assim como no remake exibido pela Globo, o romance de Marcelo e Guta deu muito o que falar na obra original de Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete em 1990.
Na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, Guta (Luciene Adami) era filha do fazendeiro Tenório (Antônio Petri) e Maria Bruaca (Ângela Leal), uma jovem sensual, que acabou despertando o interesse em personagens como Jove (Marcos Winter), Alcides (Ângelo Antônio) e Tadeu (Marcos Palmeira).
No entanto, ela se apaixona mesmo foi por Marcelo (Tarcísio Filho); mas esse romance tinha tudo para dar errado, porque Marcelo e Guta pensavam que eram meio-irmãos.
No decorrer da trama, Guta acabou descobrindo que Tenório tinha outra família em São Paulo. Eles são Zuleica (Rosamaria Murtinho) e os filhos Marcelo (Tarcísio Filho), Renato (Ernesto Piccolo) e Roberto (Eduardo Cardoso).
Essa revelação acabou causando uma reviravolta na vida de todos, principalmente quando Zuleica acabou indo para o Pantanal com os filhos para viver próximo de Tenório.
Guta e Marcelo, que já haviam tido uma noite de amor num motel, tempos antes dela descobrir que o agrônomo seria seu irmão, tentou se afastar dele por se sentir culpada de estar vivendo uma relação incestuosa, onde tentou resistir, mas não conseguiu.
Assim, Guta e Marcelo começaram a se encontrar às escondidas. Ela descobriu estar grávida do próprio irmão por parte de pai. Foi nesse momento que Zuleica resolveu abrir o jogo sobre o real parentesco dos dois.
Marcelo, na verdade, não era filho de Tenório, mas sim de uma pulada de cerca de ela com outro homem. Assim, ela deixou o caminho livre para o romance dos dois.
No final de Pantanal, Guta e Marcelo acabaram se casando. Resta saber como será o final de todos os personagens no remake de Pantanal – até agora, o neto de Benedito Ruy Barbosa tem seguido a versão original praticamente à risca.
Guta é interpretada por Julia Dalavia e Marcelo é vivido por Lucas Leto na versão de Pantanal exibido no horário nobre da Globo.