Personagem de Renato Góes é um almofadinha que só quer se dar bem e inventa mil histórias, com mentiras absurdas ao próprio favor na trama escrita por Mário Teixeira.
Logo nos capítulos iniciais de Mar do Sertão, Tertulinho mentiu após fazer uma pegadinha com Candoca (Isadora Cruz). Logo em seguida, ele inventa outra história para a mocinha.
O personagem de Renato Góes alega que foi roubado, após Candoca debochar do almofadinha. Uma mentira atrás da outra, sem necessidade. Ele tem tanto gosto pela coisa, que mente até para o pai.
O Coronel Tertúlio (Zé de Abreu), que se acha esperto, consegue ser enrolado pelas trapaças do herdeiro em Mar do Sertão. Para roubar Candoca de Zé Paulino (Sergio Guizé), ele dizia que era a vítima da situação.
O hábito de mentir é tão forte para Tertulinho, que Candoca é a que mais sofre com isso na novela das seis. Coisas mínimas, ele consegue inventar, como a que trocou a fralda de Manduca (Enzo Diniz).
Ele até é pego na mentira, mas consegue dar um jeito de dar a volta por cima. E não contente em ser mentiroso, ele também tentou fazer a mocinha de Mar do Sertão mentir também para Manduca.
Tertulinho se negou a dizer que não era o pai biológico de Manduca e queria que a esposa mentisse que o verdadeiro pai estava vivo. O vilão também teve a audácia de mentir para Zé Paulino.
Viciado em mentir, ele inventa histórias e tenta afastar a culpa de ter tentado matar Zé quando estava internado em estado grave. Ele chega a mentir ainda mais na hora de enfrentar o rival.
Com tantas mentiras ardilosas em pouco mais de um mês de novela, Tertulinho já pode ser considerado o rei da mentira e o mais mentiroso de todas as novelas da Globo.