Que Madeleine morre em um acidente aéreo na primeira versão de Pantanal, exibida em 1990 na Manchete, não é mais spoiler para ninguém. A morte da personagem foi um pedido de sua intérprete, Ítala Nandi, como a própria já contou em entrevista ao Extra.
A atriz estava satisfeita com seu papel na novela, porém teve um projeto que esperava há dois anos aprovado na Índia e precisou deixar o Brasil. Na novela exibida em 1990, Madeleine convence um piloto a voar com mau tempo e pega um avião de pequeno porte rumo à fazenda de seu ex-marido, Zé Leôncio. Eles enfrentam uma tempestade no meio do caminho e o avião cai em um rio.
No Pantanal, Zé Leôncio fica sabendo do desaparecimento da aeronave por meio do rádio comunicador, mas a notícia de que o avião foi achado só chegaria uma semana depois. O fazendeiro é avisado que os ribeirinhos encontraram a aeronave, mas não os corpos. Em seguida, o capataz informa que as vítimas devem ter sido arrastadas pela correnteza e que a área é repleta de piranhas.
Fica a cargo de Tibério (Sérgio Reis) dar a notícia da morte da mãe para Jove (Marcos Winter), que chora bastante, sente-se culpado pela morte, e é consolado pela tia, Irma (Elaine Cristina). A despedida de Madeleine é relativamente longa, já que entre a revelação de que iria para o Pantanal atrás do filho e o acidente, passam aproximadamente dez capítulos da novela.
O destino de Madeleine, no entanto, pode ser diferente no remake atualmente em exibição na Globo. No roteiro original, de Benedito Ruy Barbosa, a mãe de Jove ainda sofreria um acidente aéreo, mas acabaria salva pelo místico Velho do Rio. Sua experiência de quase morte a transformaria, enfim, em pantaneira, depois de anos negando qualquer ligação com a região.
Em um dos diálogos de Madeleine com Irma (Elaine Cristina), fica clara a intenção da personagem de se reconectar com o que deixou para trás. Com uma música emocionante e cenas de flashback ao fundo, a cena é quase uma despedida da personagem da novela, já que a encenação do acidente é relativamente rápida.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.