Jove (Jesuíta Barbosa) é capaz de tudo por amor, até de colocar Juma (Alanis Guillen) em um avião para fugirem para o Rio de Janeiro. É bem isso que aconteceu recentemente em Pantanal, conforme o texto de adaptação escrita por Bruno Luperi, neto do Benedito Ruy Barbosa, autor do original. Relembre a seguir como foi a fuga de Jove e Juma na versão da década de 1990 de Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete.
Após convencer Tadeu (Marcos Palmeira, na versão original) a levá-lo até Campo Grande, Jove (Marcos Winter) faz o avião de pequeno porte parar na tapera de Juma (Cristiana Oliveira). Ele convence ela, às pressas, para ir junto. "Eu tenho medo", diz Juma. "Mas você está comigo", reforça Jove, puxando a amada pelos braços em direção ao avião.
Assim que o avião atinge uma certa altura, Jove solta a seguinte frase. "Agora você vai saber como se sente um tuiuiú". Juma ficará até mesmo com medo de abrir os olhos, nos primeiros momentos dentro da aeronave. "Nossa, a gente tá voando", diz ela. "É menos perigoso do que andar a cavalo", completa Jove, tentando acalmar a menina-onça.
Das ironias da vida, esta cena marca uma delas: Marcos Palmeira, na versão original, vive Tadeu, o filho de Zé Leôncio com Filó. Ele é quem comanda o avião na versão de 1990. Em 2022, Palmeira interpreta o próprio fazendeiro, que fica desesperado com o fato deles estarem viajando com Juma.
Ari (Luiz Henrique Sant'Agostinho) fez milagres em Campo Grande. Jove e Tadeu contam com a ajuda dele para conseguir colocar Juma dentro de um voo comercial até o Rio de Janeiro, sem documentos. O auxiliar de Zé Leôncio também conseguiu roupas da filha para que Juma ficasse mais apresentável na hora do embarque.
Depois da ajuda de Ari, Jove e Juma aparecem em um voo comercial, que inclusive tem escala em São Paulo. Na versão em 2022, o avião de Tadeu vai até o Rio de Janeiro, sem paradas. "Fica calma, Juma, não tem perigo nenhum", insiste Jove. "Não faz me passar vexame aqui dentro". Dentro do voo comercial, Juma fica assustada ao perceber que está ao lado das nuvens. É divertida a reação da menina-onça e a preocupação com o que vem a seguir. "E como a gente vai descer?"
Ari informa Zé Leôncio (vivido por Claudio Marzo, na década de 1990) que colocou Jove e Juma em um voo comercial. A reação dele, ao lado de Filó (Jussara Freire), é marcante! Juma ficou impressionada com a quantidade de prédios e luzes nas ruas do Rio de Janeiro.
Juma, tanto no remake, quanto na versão original sofrerá para se adaptar no Rio de Janeiro, além de sofrer humilhações com a família Novaes, onde acabará voltando para o Pantanal.