Jornalistas exibiram mentira durante campanha eleitoral no JN
Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos acabaram levando ao ar no Jornal Nacional desta última segunda (19), uma importante reportagem sobre o deepfake. Na ocasião, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro foi citado no material exibido pelo telejornal que é o mais assistido da TV brasileira.
Na oportunidade, Renata Vasconcellos exibiu a guerra travada na internet nesta atual eleição, dizendo que a mesma ganhou uma nova arma, a deepfake. Em seguida, foi mostrado ao público imagens com narração da âncora do telejornal explicando que um conteúdo do Jornal Nacional foi alterado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E um dos materiais exibidos, foi um vídeo com a voz de Bonner mostrando Bolsonaro na liderança das pesquisas presidencial, mas, este dado é falso. A verdade é que o atual presidente está em segundo lugar, bem atrás do líder das pesquisas, que é o Lula.
“Finalmente a Globo se rendeu e começou a falar a verdade”, diz texto colocado em cima do vídeo que manipula a voz de Bonner.
“Desde 15 de agosto até hoje as pesquisas do Ipec apresentadas aqui no JN mostraram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como o que tem percentual maior das intenções de voto”, falou William Bonner, explicando que na verdade Bolsonaro aparece na segunda posição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo depois, Renata Vasconcellos falou sobre uma página que foi criada especialmente para exibir vídeos verdadeiros. William Bonner ainda contou que os vídeos fakes foram, coincidentemente, veiculados após declarações públicas de Bolsonaro que desprezam as pesquisas Ipec e Datafolha.
Bolsonaro falou que caso ele não vença no primeiro turno. é porque alguma coisa errada aconteceu. Bonner então, completou dizendo que tal atitude do político é afrontar à Justiça Eleitoral brasileira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE