ATENÇÃO!

“Baixou uma resolução que proíbe”: Bonner para JN às pressas com novo decreto que atinge em cheio Uber e 99

11/01/2024 às 9h41

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Logo da Uber, 99 e William Bonner no Jornal Nacional (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)

William Bonner dá notícia sobre novo decreto em carros de aplicativo

Na última edição do Jornal Nacional, que ocorreu quarta-feira, 10, William Bonner paralisou a Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, o apresentador confirmou um novo decreto que atinge em cheio a Uber e 99.

Em suma, o âncora atualizou as informações sobre a proibição da cobrança de taxa extra para uso de ar-condicionado em carros de aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em dezembro do ano passado, inúmeras notícias sobre uma taxa de cobrança sobre o uso do ar-condicionado vieram à tona.

Durante o Jornal Nacional, William Bonner ressaltou que há algumas semanas a Globo expôs o sufoco dos passageiros envolvendo a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Há três semanas, o Jornal Nacional mostrou o sufoco que milhões de brasileiros enfrentam por causa da falta de ar-condicionado no transporte coletivo. Mas é um desconforto também de quem paga a mais e usa transporte por aplicativo”, disse o âncora.

Por conta da situação, o Rio de Janeiro determinou a proibição da cobrança extra do uso do ar-condicionado em carros de aplicativo, como a Uber e 99.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor baixou uma resolução que proíbe a cobrança de uma taxa extra pelo uso do ar-condicionado”, disse a reportagem da Globo.

Desse modo, a nova resolução exige que as informações sobre o carro estejam visíveis para o usuário e a decisão sobre o uso do aparelho será apenas do passageiro.

Porém, caso os motoristas da Uber e 99 não deixem claro as informações, o carro lidará com a suspensão temporária da plataforma.

“Mas, enquanto as plataformas não deixam claro se os veículos têm ou não ar-condicionado, todo motorista deve manter o aparelho ligado durante a corrida”, disse a reportagem da Globo, que continuou:

“Só pode desligá-lo se o passageiro pedir. Além disso, se o carro não tiver ar-condicionado ou se o aparelho estiver quebrado, o aplicativo tem que suspender a circulação dele”, disse a jornalista.

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

Taxa extra do ar- condicionado no Uber (Foto: Reprodução / Globo)

Taxa extra do ar- condicionado no Uber (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Porém, mesmo com a nova medida, alguns motoristas de aplicativo, como Uber e 99, ainda rodavam com o ar desligado.

Em nota, o sindicato que representa os motoristas de aplicativos afirma que esses trabalhadores tiveram os lucros diminuídos nos últimos anos.

Por conta da redução dos lucros, os motoristas preferem não ligar o ar-condicionado, uma vez que ele interfere em seus ganhos.

Já a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia afirma que as empresas não podem obrigar o motorista a ligar o ar-condicionado, mas que a cobrança extra viola o Código de Defesa do Consumidor.

Informações em aplicativos (Foto: Reprodução / Globo)

Informações em aplicativos (Foto: Reprodução / Globo)

Thumbnail Video Youtube

QUAL É O SALÁRIO DE WILLIAM BONNER?

Em 1986, William Bonner assinou o seu contrato com a Globo para comandar o SPTV. Em pouco tempo, ele cresceu na empresa e passou pelos principais telejornais.

No ano de 1996, o âncora assumiu a bancada do Jornal Nacional, local em que está até hoje. Ele também é editor chefe do telejornal.

Mas, afinal, qual é o salário do âncora da Globo? De acordo com Alessandro Lo-Bianco, William Bonner ganha R$ 2,5 milhões.

99
decreto em carros de aplicativo
Uber
William Bonner

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.