O apresentador repercutiu nova decisão da Câmara dos Deputados sobre cotistas em universidades
Nesta quinta-feira, dia 11, William Bonner deu uma notícia animadora a boa parte dos brasileiros. Durante o Jornal Nacional, o apresentador anunciou a inclusão de quilombolas na Lei de Cortas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Câmara dos Deputados aprovou a atualização da lei de cotas nas universidades públicas federais e incluiu quilombolas entre os beneficiários”, disse o comunicador na exibição ao vivo no horário nobre da Globo.
Para quem não sabe, a Lei de Cotas, de 2012, previa uma revisão do sistema depois de 10 anos, no caso, em 2022. No entanto, com 1 ano de atraso, a nova finalmente foi aprovada, tendo manifestação contrário apenas do PL e do Partido Novo na Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, a lei previa metade das vagas das universidades e instituições federais para estudantes de escolas públicas. Depois disso, surgiram as subcotas para alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. No entanto, ainda há uma regra.
Ainda de acordo com William Bonner, o novo texto mantém a cota de 50%, mas aponta que todos os concorrentes disputem as vagas gerais, chamadas de ampla concorrência. Se não conseguirem, podem recorrer ao uso das notas para disputar as vagas para cotistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja mais sobre TV
Desde o ano passado, a Globo vem enfrentando uma série de mudanças. Todas elas atingiram tanto o jornalismo, quanto o setor de entretenimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Várias carteiras tiveram baixa e inúmeros profissionais foram mandados embora, principalmente aqueles mais antigos, que recebiam uma verdadeira fortuna de salário. De acordo com um comunicado do próprio canal, a intenção é reduzir a verba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Bonner vai sair da Globo?
Apesar dos rumores de saída, o apresentador segue como contratado da emissora até 2025. Além de âncora, ele também é editor-chefe do noticiário.