Uma das maiores gigantes no ramo de investimentos, a XP Investimentos, tomou uma decisão que deixou a muitos surpresos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, A XP Investimentos, uma das maiores do setor em nosso país, fez um anúncio que deixou a muitos surpresos. Isso porquê ela irá se fundir com outros dois gigantes escritórios autônomos no mercado financeiro, a Faros Private e a Messem Investimentos.
Em suma, o objetivo das duas casas é se tornar uma corretora independente, ainda que sigam ligados à instituição financeira. Fora isso, a fusão será uma união de forças absurdas, visto que tanto Faros como a Messem possuem mais de 50 mil clientes e R$65 bilhões custodiado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na negociação, a XP permaneceria como sócia da “novo” corretora, inclusive detendo a maior fatia da participação. Ainda no anúncio, a Faros Private e a Messem Investimentos informaram que desejam chegar a R$100 bilhões em custódia até o final de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a XP se utilizou dos escritórios de agentes autônomos para acelerar e aumentar seu crescimento ao longo dos últimos anos. Sendo assim os agentes acabaram se tornando donos dos próprios escritórios.
Este tipo de negócio atende diretamente aos clientes, oferecendo diferentes produtos de investimentos. Neste contexto, o profissional consegue sua remuneração com base em comissões por produtos que seu público alvo investe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, vários escritórios da XP Investimentos foram se expandindo e ganhando destaque, a ponto de criarem seu próprio escritório. Assim, para seguir bem posicionada no mercado, a XP decidiu unir forças e começaram a oferecer sociedade neste tipo de situação.
Como essa fusão irá funcionar?
Como já foi mencionado, a fusão da Faros e Messem é um exemplo de escritórios que cresceram e se tornarão corretoras independentes. Porem, segundo o anúncio oficial, a XP seguirá sócia do novo negócio, possuindo 42% da participação.
Além disso, inicialmente, os dois escritórios devem seguir atuando de maneira avulsa, porém a previsão é que a atuação seja conjunta, com apenas alguns pontos separados, especialmente após a criação da nova corretora de investimentos.
Dessa forma, o Banco Central está analisando o pedido da Faros e da Messem para criação de uma nova corretora.
A expectativa é que a autoridade monetária conceda o aval para a solicitação dos dois escritórios da XP no segundo semestre deste ano de 2023.