Xuxa, Angélica e William Bonner viram seus nomes envolvidos em uma polêmica durante essa semana por conta de um simples aplicativo de internet. Quer entender? Vem com a gente.
O FaceApp, aplicativo de manipulação de imagens que voltou a bombar nas redes sociais nos últimos dias ao envelhecer rostos, coleta dados pessoais para realizar seus serviços sem deixar explícito qual tratamento dá a essa informação. Xuxa, Angélica e William Bonner foram um dos famosos que entraram na brincadeira e puderam ter sua privacidade invadida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Fábio Assunção processa ex-sogro e ganha valor milionário na justiça
Marina Ruy Barbosa sofre golpe milionário, se recupera e volta a cair em armadilha: “Perseguida”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Folha consultou três empresas de cibersegurança e o InternetLab, centro de pesquisa na área de direito e tecnologia, sobre as atividades do aplicativo. Nenhum disse ter encontrado quaisquer irregularidades. Segundo especialistas ouvidos, não há indicação de comportamento malicioso por parte do app. A prática de pegar dados dos usuários, na verdade, não foge muito do usual em aplicativos do gênero. O que não é necessariamente boa notícia. Xuxa Meneghel, Angélica, William Bonner entraram na brincadeira do FaceApp e publicaram em seu Instagram uma foto sua com o “filtro do envelhecimento“. Assim como diversos outros artistas, os apresentadores mostraram como seria sua versão mais velha, tudo utilizando a tecnologia do aplicativo.
De acordo com Nikolaos Chrysaidos, chefe de ameaças em dispositivos móveis da Avast, não há pedido de permissão “suspeito” no aplicativo, e a comunicação feita entre telefones e os servidores do FaceApp é segura. Também não foi detectado o envio de dados irregulares nessa conexão. Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, destacou que nesse tipo de aplicativos a maior preocupação é a privacidade. “Por utilizar inteligência artificial para fazer as modificações [nas fotos], uma tecnologia usada em reconhecimento facial, a empresa dona do app pode vender essas fotos para empresas que compram esse tipo de tecnologia, pois o reconhecimento facial está crescendo mundialmente”, afirma Assolini. A apresentadora Xuxa Meneghel aproveitou a imagem feita no aplicativo para rebater críticas a sua idade e contou com o apoio de Angélica e Ivete Sangalo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Sou um cavalheiro”: Apresentador do SBT, aos 64 anos, se pronuncia, após Angélica expor sexo entre os dois
● Angélica quebra silencio e faz forte desabafo sobre situação terrível em que viveu: “Ninguém soube”
● “Ele escolheu”: Angélica dá resposta sincera após filho discreto, de 19 anos, assumir com quem namora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua política de privacidade, o FaceApp diz coletar os dados fornecidos pelo usuário, como as fotos enviadas, com a possibilidade de compartilhar as informações com terceiros. Afastado da Globo para tratar uma gripe, o apresentador do Jornal Nacional se rendeu à brincadeira. No Instagram, William Bonner publicou um clique seu envelhecido e mostrou seu lado divertido na legenda: “Três noites em claro, tosse e ‘darizitupido’”. A apresentadora Angélica aderiu a mania do aplicativo Face APP de envelhecimento. A loira publicou a imagem com a legenda: “Adorei essas marcas de alegrias, tristezas, aprendizado, buscas, Vida…Assim seja”, escreveu na legenda da foto. Angélica agradeceu a Xuxa Meneghel o suporte na criação da imagem.
Ou seja, famosos como William Bonner, Angélica, Luciano Huck, Xuxa Meneghel e muitos outros tiveram sua privacidade invadida e dados coletados através do aplicativo.
Gosta das notícias feitas por Nayara Bolognesi? A siga no Instagram para acompanhar mais sobre as últimas fofocas do momento: clicando aqui.