Xuxa e Faustão têm nomes envolvidos em escândalo de estelionato com a Globo

Xuxa, Faustão e César Filho tiveram nomes envolvidos no polêmico Papa-Tudo (Foto: Reprodução/Record/GNT/TV Globo)

Xuxa, Faustão e César Filho tiveram nomes envolvidos no polêmico Papa-Tudo (Foto: Reprodução/Record/GNT/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xuxa, César Filho e Faustão já tiveram seus nomes envolvidos em um grande escândalo por causa de um lançamento da TV Globo

Você já ouviu falar no Papa-Tudo? No início dos anos 1990, a Globo decidiu concorrer diretamente com o sucesso da Tele Sena, de Silvio Santos, e lançou o seu próprio título de capitalização chamado Papa-Tudo, que tinha César Filho e Fausto Silva como apresentadores e Xuxa Meneghel como a garota-propaganda.

A emissora selou um acordo com o banqueiro Artur Falk, que ajudou a definir o tipo da venda, que era muito parecido com a Tele Sena. Se o comprador não fosse contemplado, ele poderia resgatar metade do valor pago após um ano, ou comprar um novo título pela metade do preço. Nada de muitas novidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é que muitas promessas foram feitas ao público, que se apoiava à imagem de Xuxa, César Filho e Faustão para comprarem os títulos. O Observatório da Imprensa dá conta de que existia uma espécie de pirâmide com o Papa-Tudo, que garantia prêmios milionários, sorteios e até mesmo doações a instituições de caridade.

Além disso tudo, ainda era dito que não existia e menor possibilidade de uma aliança entre Roberto Marinho e Artur Falk dar certo. Dito e feito. As lotéricas pararam de vender os bilhetes, já que os prêmios nunca eram enviados. A empresa de Artur Falk alegou que pagaria todos os ganhadores, o que não ocorreu e acarretou na condenação do banqueiro por estelionato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rombo, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo de 1998, foi de R$ 218 milhões em valores da época, além de mais de R$ 70 milhões de títulos a vencer. Segundo o G1, em 2018, o crime prescreveu e Artur Falk conseguiu se livrar da cadeia. A dívida, em valor da época em que a absolvição aconteceu, já estava em meio bilhão de reais.

À Globo, nada aconteceu, apenas mais um escândalo para a conta. Xuxa continuou a sua carreira como garota-propaganda de inúmeras outras empresas. César Filho e Faustão seguiram em suas carreiras como comunicadores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Artur Falk é ex-dono do Papa Tudo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile