Xuxa e outros artistas cometem o maior erro de suas carreiras e fitas são queimadas: “Não acredito”
06/10/2020 às 11h40
Xuxa e outros grandes artistas já se tornaram alvos de uma polêmica que podem ser os maiores erros de suas carreiras: o blackface
Xuxa, Paulo Gustavo, Eduardo Sterblitch e outros artistas já se tornaram agentes de uma terrível polêmica na tela da televisão e precisaram se desculpar publicamente em anos passados. Os artistas já fizeram blackface, que é uma prática em que atores brancos se caracterizam como pessoas negras apenas para reforçar estereótipos e características de afrodescendentes de forma escrachada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O blackface é considerado uma prática racista e foi muito usado até pouco tempo. Nos últimos anos, produtoras e emissoras estão escondendo registros de quando foi usado o artifício, principalmente em atrações de humor, como aconteceu na reprise da novela “Êta Mundo Bom!”, quando o personagem de Marco Nanini deveria aparecer caracterizado como um homem negro e as imagens foram derrubadas pela Globo.
Xuxa já fez uma personagem nesse mesmo estilo, em 1991, quando participou do especial de fim de ano “Grande Otelo”, quando surgiu como a Boneca de Pixe. Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, a apresentadora afirmou que concorda em aprender com os erros do passado, mas não acha que pintar o rosto seja uma prática errada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paulo Gustavo, em 2016, fez blackface em um episódio de “220 Volts” e após as críticas fez questão de se desculpar com o público. Ele afirmou ter reconhecido o seu erro: “Eu não quero de forma alguma ser agente dessa dor, corroborar com preconceitos e manter o status quo de uma sociedade que necessita melhorar”.
Rodrigo Sant’Anna, conhecido por viver a Valéria do “Zorra Total”, interpretou a personagem Adelaide, que tinha o rosto pintado, traços exagerados e chocava com atitudes. A Globo foi alvo de uma enxurrada de críticas e afirmou que a culpa não era do humorista, já que o roteiro foi escrito pelos criadores do programa. O artista, por sua vez, não concordou com as críticas que recebeu.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandonada e destruída: Mansão que Xuxa morou 15 anos está em estado deplorável e imagens são chocantes
● Apresentadora da Record massacra Xuxa ao vivo e detona: “Sempre foi ruim”
● Xuxa não se contém ao expor relação íntima com Junno e até trisal com Ivete Sangalo: “Se quiser”
Eduardo Sterblitch, também da Globo, se envolveu em escândalo em 2015 e foi denunciado por uma comissão da OAB após fazer blackface no “Pânico na Band”. Em maio deste ano, um perfil no Twitter voltou no assunto e o artista afirmou que o episódio foi um dos maiores arrependimentos de sua carreira.
Vocês lembram quando o Pânico na Band criou um personagem chamado Africano? Interpretado pelo Eduardo Sterblitch, extremamente caricato, não falava, apenas gritava e dançava de maneira animalesca pic.twitter.com/v7vhVer7IW
— Atailon (@atailon) May 9, 2020
Eu tenho muita vergonha disso.
Peço perdão todos os dias.— Eduardo Sterblitch (@edu) May 10, 2020
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]