Xuxa e outros grandes artistas já se tornaram alvos de uma polêmica que podem ser os maiores erros de suas carreiras: o blackface
Xuxa, Paulo Gustavo, Eduardo Sterblitch e outros artistas já se tornaram agentes de uma terrível polêmica na tela da televisão e precisaram se desculpar publicamente em anos passados. Os artistas já fizeram blackface, que é uma prática em que atores brancos se caracterizam como pessoas negras apenas para reforçar estereótipos e características de afrodescendentes de forma escrachada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O blackface é considerado uma prática racista e foi muito usado até pouco tempo. Nos últimos anos, produtoras e emissoras estão escondendo registros de quando foi usado o artifício, principalmente em atrações de humor, como aconteceu na reprise da novela “Êta Mundo Bom!”, quando o personagem de Marco Nanini deveria aparecer caracterizado como um homem negro e as imagens foram derrubadas pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Xuxa já fez uma personagem nesse mesmo estilo, em 1991, quando participou do especial de fim de ano “Grande Otelo”, quando surgiu como a Boneca de Pixe. Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, a apresentadora afirmou que concorda em aprender com os erros do passado, mas não acha que pintar o rosto seja uma prática errada.
Paulo Gustavo, em 2016, fez blackface em um episódio de “220 Volts” e após as críticas fez questão de se desculpar com o público. Ele afirmou ter reconhecido o seu erro: “Eu não quero de forma alguma ser agente dessa dor, corroborar com preconceitos e manter o status quo de uma sociedade que necessita melhorar”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rodrigo Sant’Anna, conhecido por viver a Valéria do “Zorra Total”, interpretou a personagem Adelaide, que tinha o rosto pintado, traços exagerados e chocava com atitudes. A Globo foi alvo de uma enxurrada de críticas e afirmou que a culpa não era do humorista, já que o roteiro foi escrito pelos criadores do programa. O artista, por sua vez, não concordou com as críticas que recebeu.
Eduardo Sterblitch, também da Globo, se envolveu em escândalo em 2015 e foi denunciado por uma comissão da OAB após fazer blackface no “Pânico na Band”. Em maio deste ano, um perfil no Twitter voltou no assunto e o artista afirmou que o episódio foi um dos maiores arrependimentos de sua carreira.
Vocês lembram quando o Pânico na Band criou um personagem chamado Africano? Interpretado pelo Eduardo Sterblitch, extremamente caricato, não falava, apenas gritava e dançava de maneira animalesca pic.twitter.com/v7vhVer7IW
— Atailon (@atailon) May 9, 2020
Eu tenho muita vergonha disso.
Peço perdão todos os dias.— Eduardo Sterblitch (@edu) May 10, 2020