Ousadia é uma palavra que pode definir toda a carreira de Xuxa Meneghel. Despontada como modelo antes dos 16 anos, a loira começou a se aventurar no meio artístico sem medo da exposição, chegando a posar nua e a protagonizar cenas quentes no cinema. A partir daí, ela soube conduzir o caminho para o sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Gianecchini em Foco: Fama de gay, sexo a três, quase morte e romance com Vera Fischer
Sua boa reputação fez com que o passado fosse esquecido e/ou superado na memória do público, que a adotou oficialmente como a Rainha dos Baixinhos ainda nos anos 80. Apresentadora infantil, Xuxa se viu ainda como cantora, com incontáveis álbuns, e se arriscou no mundo empresarial, lançando a sua marca.
Alcançou o estrelato na Globo e lá permaneceu como uma das contratadas que mais representavam a emissora, no primeiro escalão de artistas, estando no mesmo patamar que Fausto Silva, por exemplo. A partir da metade dos anos 00, mudou o seu direcionamento para os adultos, e em 2015, foi para a Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dessa pequena introdução, no entanto, muita coisa aconteceu. Polêmicas tomaram conta de sua carreira de forma agressiva, mas Xuxa sempre soube [continua sabendo] coordenar todas as situações de forma que o bombardeio não chegue ao ponto de abalar o seu emocional. Elenquei algumas delas a seguir:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PACTO COM O MAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Pacto com o mal?” foi a manchete agressiva que a Folha Universal, jornal impresso produzido pela Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, usou para expor a informação de que um pastor acusava a apresentadora de ter vendido a sua alma por US$ 100 milhões, por meio de rituais satânicos.
+ Deborah Secco em Foco: Caso lésbico, travesti, prostituição e traição de todos os namorados
Antes disso, a repercussão já era imensa e os boatos de que sua música, tocada de trás para a frente, fazia uma invocação ao mal ultrapassaram as fronteiras do Brasil. Os rumores atingiram até mesmo as bonecas da loira, que eram acusadas de serem “apossadas pelo capeta” durante a madrugada.
Sobre toda essa polêmica, Xuxa foi direta em entrevista à Contigo! no final do ano passado, cujas declarações podem ser conferidas nesta publicação de 2017. “Não entendo quando idiotas falam que tenho pacto com o diabo. Isso me deixa chateada”, lamentou em um dos trechos.
RELAÇÕES CONTURBADAS
Antes de Junno Andrade, seu atual namorado, Xuxa se relacionou com vários outros artistas. O primeiro deles foi Pelé, que abriu as portas do mundo artístico e foi um dos responsáveis pela sua carreira bem sucedida.
Foi namorada do piloto Ayrton Senna, que, posteriormente, acabou se envolvendo com Adriane Galisteu, até hoje apontada como sua rival. Se relacionou ainda com o modelo e ator Luciano Szafir, pai de Sasha, e em 2011, teria tido um affair com Victor, da dupla com Leo, apesar de nunca ter assumido publicamente.
Em 2013, Xuxa fez uma síntese de tudo que havia vivido até então e declarou à revista Caras: “Hoje, vejo o quanto errei, a gente acha que está fazendo o melhor, mas depois de um tempo, pensa: ‘nossa, não devia ter feito isso’. Há 20 anos, não dei o valor que poderia ter dado”.
DECLÍNIO NO IBOPE
Xuxa explodia os ponteiros do Ibope e fazia sucesso com as crianças nos anos 80 e 90, mas o feito não se sustentou por muito tempo. Na década seguinte, com o passar dos anos, os números foram caindo e Xuxa sofreu várias tentativas de recomeço na emissora carioca.
O Xuxa no Mundo da Imaginação, de 2003, já não contava com a mesma força dos programas anteriores, como o Planeta Xuxa, e, voltado para crianças entre 0 e 10 anos, ele acabou chegando ao fim em 2004. A partir de 2005, a apresentadora voltou com uma pegada mais adolescente.
Foi criado o TV Xuxa, com os desenhos trazidos da TV Globinho, além de games, brincadeiras e interações. Mesmo assim, houve a necessidade de abandonar de vez a programação infantil, que já começava a apresentar sinais de desgaste.
Ela então seguiu os passos de Eliana e ganhou um novo programa, com o mesmo nome do anterior, porém, voltado para a família, às 10h das manhãs de sábado. Novamente, a audiência foi um problema e a atração foi realocada nas tardes do mesmo dia. O TV Xuxa, com baixos índices, teve continuidade até 2014.
Em 2015, migrou para a Record com a intenção de ter mais liberdade para produzir um programa com a sua cara, mas, novamente, a audiência não correspondeu. Mesmo mais solta, leve e descontraída, o público não comprou a ideia da “nova Xuxa e a baixa audiência fez o programa ser cancelado.
+ Wanessa em Foco: Cantora foi expulsa de palco, pagou mico na Record e deu surra em madrasta
Desde 2017, ela apresenta o Dancing Brasil, formato fechado, agora, por temporadas. Apesar dos números não muito expressivos, ele conta com a força das redes sociais e a aceitação do público. Paralelo a isso, Xuxa contorna a situação lotando shows pelo país, com uma turnê nostálgica que relembra os seus hits dos anos 90.
XUXA EM FOCO
Xuxa nunca se mostrou abatida diante das circunstâncias, que nunca foram fáceis, e sempre adotou a tática da humildade como resposta. Fatos que marcaram a sua vida artística não a definem como pessoa. A grandiosidade desses e outros obstáculos fizeram com que o seu público tomasse conhecimento de que ela foi [e é] superior a todos eles.
Lucas Medeiros no Facebook, no Instagram e no Twitter.
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco.