Xuxa e a diretora Marlene Mattos tiveram uma parceria de sucesso durante muito tempo, mas a relação terminou de forma conturbada
Há quem diga que muito do sucesso de Xuxa na televisão se deve à Marlene Mattos. Apesar da fama negativa pelo seu rigor excessivo nos bastidores de programas, a diretora sempre demonstrou bastante talento e um olhar treinado para identificar tudo aquilo que conquistaria o público.
Xuxa e Marlene se conheceram ainda nos anos 1980, e foi ela a responsável por dirigir a grande maioria dos programas da loira na Globo, como o Xou da Xuxa, Xuxa Park e Planeta Xuxa, além de ter se tornado empresária da apresentadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fenômeno de Xuxa no Brasil, especialmente entre o público infantil, fez a estrela cruzar horizontes e ganhar fama internacional, chegando a comandar programas na Argentina, Espanha e Estados Unidos, algo inédito entre os artistas brasileiros. E é claro que essas atrações também foram dirigidas por Marlene.
ROMANCE?
Marlene Mattos e Xuxa eram consideradas “unha e carne”, e tamanha proximidade, com a diretora chegando a se tornar madrinha de batismo de Sasha, em 1997, fez com que surgissem rumores até mesmo de um romance entre as duas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando terminou o seu namoro midiático com Pelé, a apresentadora passou um longo período sem assumir um novo relacionamento, o que despertou rumores de que ela estaria tendo um caso com a sua diretora às escondidas.
Em uma entrevista à revista Quem, em 2009, Marlene deu uma entrevista polêmica, sugerindo que a relação estreita com Xuxa teria realmente resultado em algo a mais entre as duas. A loira, no entanto, negou que se envolveu de forma amorosa com a diretora, mas revelou que ela tinha sim influência sobre seus relacionamentos, chegando a proibir que engatasse um novo romance para não interferir em sua carreira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Globo confirma hoje (16) anúncio da Uber com exclusão de milhares de carros em 2025, inclusive o HB20
● Rasteira em Viola, Berta apunhalada e maldade contra Fátima: 3 reviravoltas chegam voando em Mania de Você
● Gerson e dupla de Arrascaeta: Sampaoli quer arrancar 2 estrelas do Flamengo pra desespero de Landim
SEPARAÇÃO
No início dos anos 2000, no entanto, a relação começou a se desgastar, a partir do trágico incêndio que ocorreu durante as gravações do Xuxa Park, fazendo com que o programa fosse cancelado e Xuxa afastada por alguns meses, depois de desenvolver estresse pós-traumático.
Houve divergências artísticas entre Xuxa e Marlene Mattos no seu retorno à televisão. Enquanto a apresentadora batia o pé e insistia em se dedicar ao público infantil, a diretora desejava que ela comandasse um programa mais voltado para o público adulto. O anúncio do rompimento definitivo ocorreu em 2002, após 15 anos de parceria.
Em 2015, no entanto, em entrevista para Rodrigo Faro na Record, Xuxa fez revelações chocantes, afirmando que o estilo “controlador” de Marlene Mattos contribuiu para a separação.
“Sempre tinha alguém atrás de mim, que falava por mim. Ela escolhia a roupa que eu ia usar, dizia o que eu deveria falar… Decidi me libertar e, na época, avisei: ‘A Barbie agora fala’”, disparou.
Já em entrevista à revista Caras da Argentina, em 2018, Xuxa foi ainda mais contundente, chegando a sugerir que a diretora teria até lhe roubado. A apresentadora contou que desconfiava da gestão do seu dinheiro, e que nunca soube realmente quanto lucrou com seus programas, sentido-se “usada e abusada”.
Marlene Mattos rebateu as acusações, e até ameaçou processar a loira. “Eu não pegava em dinheiro, eu assinava contratos e cheques e, às vezes, dependendo do valor, ela assinava junto”, disse. “Xuxa que prove que eu a roubei. Sempre fui discreta e vou continuar sendo. Não quero fazer desse momento um evento”, completou a diretora, admitindo que as vezes exagerava no rigor como tratava a apresentadora, mas que fazia isso porque sempre quis que ela fosse “a melhor de todas”.
Vale lembrar que Xuxa está atualmente na Record, onde comanda realities da emissora. Marlene Mattos, por sua vez, está afastada da televisão, trabalhando apenas como assessora de artistas e políticos, além de gerenciar um hotel fazenda em Sergipe.