Xuxa se reaproxima da Globo cinco anos após negociação conturbada e badalada com a Record
Uma das figuras mais populares do Brasil, Xuxa Meneghel assinou contrato com a Record em 2015, e como uma das maiores contratações da história da emissora, ela chegou com o plano de se tornar a principal estrela do canal, mas cinco anos depois, o cenário é bem diferente.
A Record investiu alto no primeiro programa da apresentadora, que era uma mistura de talk show com entretenimento, mas o formato não caiu no gosto do público, e diante do fracasso de audiência, saiu do ar apenas cerca de um ano após a estreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 2017, então, o canal passou a tirar um pouco o peso sobre a imagem da apresentadora e investir mais no formato dos programas que ela comandaria. A saída, então, foi apostar em realities que são sucesso fora do Brasil, como o Dancing e o The Four.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança surtiu efeito, com as atrações alcançando bons números de audiência, mas longe do sucesso que a Record imaginava conquistar com a apresentadora em sua contratação.
A GLOBO JÁ SABIA?
Um fato curioso é que Xuxa já estava em declínio na carreira quando a Record apostou todas as suas fichas na sua contratação, em 2015. A apresentadora estava há cerca de um ano na “geladeira” da Globo, e a emissora carioca avaliava, internamente, que ela não fazia a menor falta para sua programação e sequer podia garantir bom faturamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Naquela ocasião, a Globo até planejava renovar o contrato de Xuxa por mais um ano, com a ideia de dificultar a sua negociação com a Record e fazer a concorrente pagar cada vez mais caro por sua transferência.
Nos bastidores, aliás, executivos da Globo “menosprezavam” Xuxa, com a convicção de que ela não iria ameaçar a audiência da emissora carioca caso se transferisse para a Record, o que de fato ocorreu.
BRIGA NOS BASTIDORES
Porém, havia uma ala da Record que insistia na contratação da apresentadora, alegando que ela seria sim sinônimo de bom faturamento. Isso, no entanto, acabou gerando atritos nos bastidores e tornando as negociações com Xuxa bastante conturbadas.
Acontece que, enquanto um grupo da emissora defendia a chegada de Xuxa, outro também previa que ela não conseguiria garantir bons resultados para emissora dos bispos, justamente por já estar em baixa na Globo, e chegou até a sugerir uma opção mais barata: Adriane Galisteu.
No fim das contas, no entanto, o grupo que defendia a contratação da loira venceu a “queda de braço”, se baseando em um estudo promovido pela agência de Roberto Justus, que mostrava que Xuxa ainda tinha relevância para o mercado. Porém, essa divergência de ideias chegou a gerar intrigas e provocar mudanças nos bastidores.
REAPROXIMAÇÃO COM A GLOBO
E agora, cinco anos após sua transferência para a Record, Xuxa esboçou uma reaproximação com a Globo. A apresentadora, que durante esse período chegou a ser vista como “pessoa non grata” na emissora carioca, gravou uma entrevista para o Conversa com Bial na última semana, e não poupou elogios a sua antiga casa, chegando a revelar que se arrepende de ter criticado a Globo em outras ocasiões.
Isso foi suficiente para gerar rumores de que Xuxa poderia estar ensaiando uma volta à Globo e que a Record teria ficado chateada com essa sua entrevista. Apesar de a participação no programa mostrar que a relação da apresentadora com a emissora carioca realmente melhorou, ela negou que isso aponte para seu retorno.
“Falaram que a Record ficou chateada por eu ter aparecido no Bial. Não há nenhuma verdade nisso. Não é verdade também que exista alguma conversa [de volta para a Globo]. Tenho grande carinho pelas casas. Se eu falei que estava chateada com a Globo, me arrependo”, afirmou.