Yara Vellasco volta a rotina de shows após descobrir doença rara e passar por cirurgia

Yara Vellasco. (Foto: Reprodução)

Yara Vellasco. (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cantora descobriu um tipo de câncer muito raro: neoplasia trofoblástica gestacional, e terá que fazer nova cirurgia em maio

A cantora Yara Vellasco, conhecida pelos fãs pelo apelido de “Furacão Sertanejo”, está de volta aos palcos depois de se submeter a uma cirurgia para tratar uma doença rara, conhecida por neoplasia trofoblástica gestacional, descoberta após uma gravidez ectópica, aquela em que o embrião começa a se desenvolver fora do útero.

A cirurgia foi realizada no Hospital Rio Mar no mês de fevereiro, e Yara teve que ficar internada após o procedimento para observação. O procedimento realizado trata-se de uma embolização das artérias uterinas para minimizar o sangramento e viabilizar um segundo procedimento, que será a retirada do material tumoral alojado na cicatriz, previsto para ser feito na primeira quinzena de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A descoberta da doença só foi possível porque no final do ano de 2022, Yara teve uma gravidez ectópica, aquela em que o embrião começa a se desenvolver fora do útero. Nessa gestação, a placenta se alojou na cicatriz interna de uma cesárea que Yara fez quando teve sua filha – hoje com 13 anos – então, em dezembro, a ginecologista da artista realizou o tratamento e a situação foi normalizada.

No começo de 2023, a cantora começou a sentir cólicas e as dores foram aumentando progressivamente. Segundo Yara, “a princípio, não houve suspeita de que a dor pudesse estar relacionada com alguma complicação uterina. Os médicos começaram a investigar qual era o quadro e consideraram que eu já havia passado por uma gravidez ectópica, então foram feitos novos exames e uma nova gravidez ectópica foi descartada. Também foi feito um exame Beta HGC, aquele que identifica se há gravidez, e também teve resultado negativo”, conta a cantora.

Yara foi submetida a um ultrassom, que identificou uma massa bastante vascularizada em cima da cicatriz da cesárea. Diante do resultado do exame Beta, os médicos suspeitaram de ‘molas invasoras’, um tipo de complicação no início da gestação quando há incidência de doença trofoblástica gestacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram realizados exames e foi constatado que não havia feto, apenas a placenta em desenvolvimento. Uma amostra do material retirado foi enviada para análise e foi constatado que se tratava de uma doença rara: a neoplasia trofoblástica gestacional, a evolução mais grave da proliferação do tecido placentário no interior do útero que atinge 1 em cada 100 mil mulheres em começo de gravidez.

Com o diagnóstico, Yara foi encaminhada ao médico especialista dr. Antônio Braga, o número três no ranking mundial em especialização em Mola Hidatiforme e o número quatro no ranking mundial em especialização em Neoplasias Trofoblásticas, que explicou que “embora o quadro de neoplasia trofoblástica gestacional seja bastante raro, foi descoberto bem no começo e é tratável. A embolização é um procedimento moderno, porém pouco disponível no Brasil. Esse procedimento permite que a retirada do material tumoral seja feita de forma mais segura e o útero da paciente poderá ser preservado”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dr. Antônio Braga descartou a possibilidade da retirada do útero de Yara e afirmou que depois de curada, Yara poderá inclusive, ter outros filhos. “Se a paciente se curar, não há contraindicação para uma nova gestação. É uma situação que ocorre com pacientes que conseguem fazer o diagnóstico e as cirurgias, então a Yara também poderá, caso ela queira”, explicou o médico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A orientação médica após a alta foi que Yara voltasse aos palcos com cautela. Na semana passada, a cantora cumpriu agenda em dois eventos com sua banda, porém, de forma mais tranquila. Yara recebeu uma homenagem no “Cavalo Marinho Beach Club”, casa em que tem participação fixa, e que teve a presença do Diego Hypólito, ex-ginasta brasileiro.

Yara Vellasco. (Foto: Reprodução)

Para esta semana, Yara já confirmou presença em dois eventos em Campo Grande, na quinta e sexta-feira e no sábado, no Rio de Janeiro. Entre os preparativos, Yara passou a terça-feira (4), retocando o mega hair para colocar a beleza em dia.

Adiantando um pouco a agenda, a cantora já anunciou em seu Instagram o “Luau da Yara”, evento que acontecerá em breve, após a recuperação da segunda cirurgia, e que promete diversas surpresas e convidados, alguns inclusive, já tiveram os nomes vazados: Molejo, Vavá e Márcio (ex Karametade).

“Por enquanto eu não posso falar muito sobre o Luau da Yara porque estamos em negociação com algumas participações especiais, mas será algo muito incrível, tanto para mim, quanto para os fãs. Vai valer a pena esperar um pouquinho”, adianta Yara.

Sobre a recuperação, a cantora permanece otimista. “Eu acredito muito no meu propósito com essa doença. Creio que o segundo procedimento será um sucesso, do mesmo jeito que foi o primeiro. Eu acho que estou tendo a oportunidade de falar sobre o assunto com minhas fãs, com muitas mulheres que precisam saber, porque essa doença embora seja rara, pode acontecer com qualquer mulher que engravidar, do jeito que aconteceu comigo. Então, estou sempre fazendo o alerta para que as mulheres se cuidem e sempre procurem ajuda médica”, pontua a cantora.

Autor(a):

Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: bianca.barbosa@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile