5 alimentos aceleram o envelhecimento e acabam com o colágeno
Presente na pele, ossos, cartilagem, ligamentos e tendões, o colágeno é uma proteína muito conhecida, principalmente pelo seu potencial de manter a pele livre de rugas, estrias e flacidez.
Na maioria das vezes, as mulheres passam a pensar nesse componente apenas quando surgem problemas causados pela falta dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como as dores nos tendões e ligamentos, ou no surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento: as temidas rugas.
De acordo com o portal Rádio Jornal, o componente representa 30% do total de proteínas presentes no nosso corpo, sendo considerado como a proteína mais abundante no nosso organismo.
Importância do colágeno
Nosso corpo costuma o produzir naturalmente pela vida toda. No entanto, conforme envelhecemos, essa produção é reduzida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estima-se que essa queda começa a partir dos 30 anos. E aí começam os problemas, como:
- Rugas;
- Flacidez, estrias e celulites;
- Tendões e ligamentos mais rígidos;
- Músculos mais fracos;
- Enfraquecimento de unhas e cabelos;
- Dores nas articulações;
- Desgaste na cartilagem;
- Perda de equilíbrio;
- Problemas gastrointestinais
Mas você sabia que existem 5 vilões na alimentação, que toda mulher deve fugir, pois são capazes de acelerar, de forma expressiva, o envelhecimento do rosto?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, de acordo com portal Metrópoles, o médico Saurabh Sethi, graduado pelas universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, afirma que alguns alimentos precisam ser eliminados do prato, pois são uma verdadeira bomba pró-envelhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os 5 alimentos que aceleram o envelhecimento?
Veja abaixo os 5 vilões da alimentação, que facilita no surgimento das rugas e ainda destroem o colágeno:
1. Refrigerante
O primeiro da lista são os amados refrigerantes. Por mais queridinhos que eles sejam, ainda mais nos lares brasileiros, são ricos em açúcar e ainda traz adoçantes artificiais capazes de prejudicar o viço da pele.
Segundo o médico, o excesso de sacarose no organismo provoca o processo de glicação, ou seja, deteriora duas importantes proteínas, sendo elas, a elastina e o colágeno presentes na cútis.
Como o açúcar afeta os níveis dessas proteínas no corpo, o refrigerante se torna uma bebida que ajuda no processo de envelhecimento da pele.
Sendo assim procure substituir o mesmo por sucos naturais, sucos detox, e água, pois essas bebidas sim ajudam na produção de colágeno e hidratam bem a pele.
2. Barras de chocolate
Essa pode doer em muitos, principalmente os chocólatras de plantão, mas as barras de chocolate trazem na composição um cacau ultraprocessado,
Isto significa que, durante o processo de industrialização, já se perdeu os nutrientes positivos para a saúde.
Sethi esclareceu que outros ingredientes presentes no alimento ativam o envelhecimento da cútis.
Vale lembrar que as barras de chocolate apresentam grande quantidade de açúcares e de gordura hidrogenada, além de farinha branca quando há biscoitos no meio, ressaltou o expert em gastroenterologia.
Sendo assim, ao comer um chocolate, procure os menos gordurosos, com mais cacau e menos açúcar.
3. Macarrão instantâneo
Ele que ganha na praticidade, por estar pronto em apenas 3 minutos, perde na saúde da sua pele.
Popularmente chamado de miojo, o alimento tem altos índices de sódio e outros aditivos maléficos para o bom funcionamento do organismo.
No vídeo, Saurabh Sethi defendeu que comer macarrão instantâneo constantemente gera consequências, desde inchaço a desidratação decorrente do alto nível de sódio.
Outro dano é deixar a pele com a aparência mais cansada.
Sendo assim, procure alimentos mais orgânicos e preparados de forma mais saudável e balanceada.
4. Batatas fritas
Quem não ama uma batata frita não é mesmo? Acho que a maioria aqui tem esse quitite como iguaria indispensável, até mesmo ao acompanhar certas refeições do dia.
Mas, assim como o refrigerante, as batatas fritas industrializadas têm relação com o processo de glicação, capaz de acelerar os sinais de envelhecimento na cútis. Os perigos do alimento não param por aí.
Devido ao preparo de fritura, óleos não saudáveis e gorduras trans estão em sua composição.
Ao listar as batatas fritas industrializadas, o médico alertou para o alimento provocar a inflamação e o surgimento de radicais livres. Consequentemente, o resultado de comer esses snacks é o envelhecimento mais rápido da cútis.
Sendo assim, procure preparar as suas batatas de forma mais caseira e, de preferencia, com o uso de uma Air Flyer, para diminuir a gordura produzida pelo óleo de fritura.
5. Carnes processadas
Por último, não poderiam faltar elas, as protagonistas do “vilanismo” alimentar; As carnes processadas.
Segundo Sethi, o alimento possui aditivos perigosos para a saúde. Consumi-las em excesso não só afeta o colágeno da pele, mas também gera inflamações do corpo.