2015 foi um ano difícil para as emissoras de TV no Brasil. Juntamente com a crise, os canais abertos, no ano passado, tiveram 8,5% a menos do que o faturamento em 2014. Juntas, a Globo, Record e o SBT deixaram de arrecadar o equivalente a toda a receita anual do SBT em 2014, R$ 1,062 bilhão.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram
A explicação está no medo dos anunciantes, que estão temerosos quanto ao futuro, com a queda das vendas, e acabam reduzindo os investimentos em publicidade. Segundo um estudo realizado pela Globo, de acordo com o colunista Daniel Castro, o mercado publicitário retraiu 11% só no ano passado.
A Globo caiu 7%, menos do que o mercado e menos do que a média da TV aberta. Isso acontece porque, em épocas de crises, os anunciantes tendem a restringir as verbas e a concentrá-las nos veículos mais tradicionais. Por ter maior audiência e ser considerada a melhor, a Globo leva vantagem nisso.
Essa queda também se deve ao fato de 2014 ter sido ano de Copa do Mundo, o que alavanca as receitas da TV, principalmente as da Globo, detentora dos direitos de transmissão. Para 2016, a Globo aposta na Olimpíada do Rio de Janeiro para atenuar os efeitos da crise. No entanto, não há expectativas.
Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp